Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual.
Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas entre os dias 19 e 23 de agosto por técnicos da Remoteline, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis para pessoas com deficiência em África.
Participaram na formação 3 técnicos das Direções Distritais da Educação e Cultura e 3 das Direções Distritais de Género, Criança e Ação Social, além de 44 professores de 8 escolas dos distritos de Nlhamankulu, KaMavota e KaMubukwana. As escolas beneficiadas incluem a EP Amílcar Cabral, EP 21 de Outubro, EP Unidade 10, EP Nossa Senhora de Rosário, EP da Solidariedade, EC Georg Dimitrov, EP Unidade 29 e EP 1 de Junho.
Esta semana, serão igualmente formados em Língua de Sinais membros voluntários de Comité de Inclusão e membros das Oganizações Comunitárias de Base.
O Projeto Yamukela: pela Inclusão Social nas Comunidades da Cidade de Maputo é promovido pela Associação Para o Desenvolvimento Juvenil – Khandlelo, em parceria com a FEC, a Universidade Pedagógica de Maputo e a República de Moçambique, e é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P..
Últimas notícias…

“Volta Atrás!”: novo projeto apela a um consumo informado, consciente e responsável pelas Pessoas e pelo Planeta
Vivemos num tempo em que cada escolha conta. As decisões de consumo que tomamos todos os dias têm impacto direto nas pessoas e no planeta — e tornar essas escolhas mais justas e sustentáveis é urgente. O projeto “Volta Atrás!” surge para estimular um consumo...

Leitura com raízes, voz e imaginação!
A literatura é um meio privilegiado de acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento, sendo o livro um dos seus instrumentos fundamentais. É com base nesta visão que os workshops de exploração literária do projeto Jovens Leitores iniciaram este mês, em Bolama, na...