Melhoria do sistema de informação da educação chega a Bolama, na Guiné-Bissau
O mês de outubro iniciou com a chegada do PESIDE a Bolama. O projeto de “Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao serviço do Desenvolvimento da Educação” tem em vista o aumento do desempenho dos serviços do Ministério da Educação da Guiné-Bissau, através da melhoria da governação do sistema de dados da educação.
A intervenção do projeto é faseada em toda a Guiné-Bissau. Depois do arranque na capital da região de Bolama-Bijagós, prepara-se a extensão para Biombo, ficando coberta a totalidade do território nacional, com ações em 11 regiões e sub-regiões.
Os workshops de arranque apresentam as atividades junto da população. Reabilitação dos polos setoriais e regionais de estatística de educação, instalação de energia fotovoltaica, apetrechamento de equipamentos informáticos, formação de técnicos de estatística e inspetores de educação, são algumas das ações que visam o reforço da capacidade do sistema educativo, com impacto regional e nacional.
Em Bolama já se iniciou a formação aos inspetores em “base administrativa”, prosseguindo-se, até ao dia 24, com a formação aos técnicos de estatística em “cultura estatística, base administrativa e informática”.
A cerimónia de arranque contou com a presença da Gestora de Programa da FEC, Rita Pais, do Diretor Regional de Educação, Augusto Barbosa, do Diretor da DGEPASE, Idrissa Camara, e do Governo Regional de Bolama, representado por Sabino Indjai.
O PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação, implementado pela FEC | Fundação Fé e Cooperação em parceria com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, é um projeto financiado pela União Europeia, que reforça o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da Educação na Guiné-Bissau, através de iniciativas que promovem a capacitação e a colaboração entre os atores do setor a nível nacional.
Últimas notícias…
Renovado o comprimisso da FEC na Casa de Acolhimento Bambaran, na Guiné-Bissau
Reafirmámos o nosso compromisso com a Casa de Acolhimento Bambaran (CAB) ao assinarmos o protocolo para a II Fase do Projeto IN: Nô Ruma no Kasa, em parceria com a Caritas Diocesana de Bissau. Esta parceria, construída ao longo de vários anos, continua a fortalecer-se...
Novo Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Migrações e Desenvolvimento
Já está disponível o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Migrações e Desenvolvimento! Para potenciar as interligações positivas entre migrações e desenvolvimento, são fundamentais políticas públicas coerentes e articuladas, entre vários setores e...