“Não precisamos de muito para fazer a diferença”

A locutora Filipa Galrão é a voz dos Presentes Solidários 2024. Numa entrevista descontraída, fala-nos sobre a paixão da rádio e a responsabilidade de usar a projeção mediática para promover causas sociais.
É especialista em comunicação, locutora de rádio há vários anos, com muita experiência. O que a move e inspira para comunicar?
Acredito muito no poder das palavras, da mensagem e em como é possível mudar o mundo quando damos voz a quem, por qualquer circunstância, não tem tantas oportunidades de se fazer ouvir. Movem-me as histórias que tenho o privilégio de poder partilhar e adoro ligar-me às pessoas, seja a transmitir uma mensagem muito importante ou simplesmente a alegrar o dia de quem está do outro lado. Ao mesmo tempo, gosto muito da rádio pelo espaço de liberdade que dá ao pensamento criativo de quem nela trabalha diariamente. O improviso e a autenticidade andam lado a lado com essa construção criativa que permite que todos os dias entreguemos algo de diferente.
Como é participar diariamente na vida de tantas pessoas?
É maravilhoso. Mas é, acima de tudo, uma responsabilidade. A rádio tem um lugar especial na vida de muitas pessoas. É a proximidade humana num estado muito puro, muito primitivo. Pode efetivamente fazer a diferença na vida de quem nos ouve, daí que sejamos responsáveis por tudo o que dizemos. Os ouvintes são quem mais importa na vida de um locutor. Somos companhia e temos o poder de inspirar e, acima de tudo, fazer o outro sentir-se bem.
Qual seria o seu programa de rádio perfeito?
Já existe, é o T3 da Renascença, claro! Temos espaço de informação noticiosa, temos rubricas de humor, entrevistas, damos espaço para os artistas portugueses se mostrarem ao vivo todas as semanas e ainda trazemos diariamente histórias nossas e de quem nos ouve, porque a rádio não deixa de ser como uma comunidade gigante de partilha.
O que a leva a apoiar a Campanha “Presentes Solidários”?
Acima de tudo, querer ajudar a proporcionar melhores condições de vida a quem precisa. Sinto, mais uma vez, que tenho responsabilidade em usar a minha visibilidade e “voz” para apoiar ações que beneficiem a sociedade. Também já fiz parte da estrutura de uma associação e lidei de perto com muitos dos problemas que esta campanha abraça. E, se pensarmos bem, não precisamos de muito para fazer a diferença na vida destas pessoas. Mais do que uma responsabilidade, é também um compromisso por um mundo melhor. É sobre fazer parte de algo maior do que a nossa própria individualidade.
Como podemos explicar um Presente Solidário a uma pessoa amiga?
Não sabes o que oferecer aos amigos, à família, aos colegas de trabalho a quem gostas sempre de oferecer uma “lembrança” no Natal? Oferece um Postal, onde com esse valor, estarás a contribuir para uma causa específica. E tens postais de valores muito distintos. Por exemplo: com 6€ estás a contribuir com sessões de fisioterapia para crianças com necessidades especiais, em Moçambique, com 34 euros garantes que famílias cabo verdianas possam ter retrete e autoclismo, e com 200€ ajudas crianças angolanas com problemas oftalmológicos a terem as consultas e os óculos que lhes fazem falta. Cada postal tem uma ilustração diferente, criada para efeito. Todos os presentes solidários estão disponíveis em presentessolidarios.pt, onde podes saber como é feito todo o processo desde a encomenda dos presentes até à entrega dos resultados no terreno.
Nesta época de Natal, uma mensagem para os nossos leitores…
O Natal é a altura perfeita para renovarmos a fé em algo muito poderoso: a capacidade de transformar o mundo através da solidariedade. Cada gesto de generosidade, por mais pequeno que pareça, é uma semente de esperança no coração de alguém, e que esse gesto sirva para iluminar os nossos caminhos, não só agora, mas ao longo de todo o ano. Acredite: juntos somos capazes de construir um mundo mais justo, mais humano e com mais amor. Feliz Natal!
Últimas notícias…

“Volta Atrás!”: novo projeto apela a um consumo informado, consciente e responsável pelas Pessoas e pelo Planeta
Vivemos num tempo em que cada escolha conta. As decisões de consumo que tomamos todos os dias têm impacto direto nas pessoas e no planeta — e tornar essas escolhas mais justas e sustentáveis é urgente. O projeto “Volta Atrás!” surge para estimular um consumo...

Leitura com raízes, voz e imaginação!
A literatura é um meio privilegiado de acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento, sendo o livro um dos seus instrumentos fundamentais. É com base nesta visão que os workshops de exploração literária do projeto Jovens Leitores iniciaram este mês, em Bolama, na...