Defender a dignidade humana

12 Fev, 2025CIDSE, Geral, homepage

“A dignidade que reconhecemos nos outros afirma a nossa própria dignidade.”

Num momento de alarme para o financiamento da ajuda internacional, são também nossas as palavras da CIDSE, que traduzimos aqui na integra, em defesa da ajuda humanitária e ao desenvolvimento.

Defender a dignidade humana
CIDSE, 11 de fevereiro de 2025

Agências de desenvolvimento católicas apelam à proteção da ajuda humanitária e ao desenvolvimento

A CIDSE, família internacional de organizações católicas de justiça social, manifesta a sua solidariedade com muitas organizações em todo o mundo, incluindo a nossa aliada próxima, a Caritas Internationalis, que condenaram as recentes decisões de cortar o financiamento vital da ajuda humanitária e ao desenvolvimento, como o da USAID. Estes cortes, seja no desenvolvimento, na segurança alimentar, na educação, na saúde ou na assistência humanitária, terão consequências devastadoras para milhões de comunidades vulneráveis em todo o mundo. A ajuda não é apenas um apoio financeiro – é um reflexo da nossa humanidade partilhada e da responsabilidade que temos uns pelos outros.

Esta tendência global alarmante de redução do apoio às organizações da sociedade civil e aos esforços de justiça também se faz sentir na Europa. Como sempre, são os mais marginalizados que sofrem mais e pagam o preço mais alto. Não podemos virar as costas aos valores de solidariedade e justiça que sustentam a paz duradoura.

Como nos recorda o Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti (69): “Todos os dias temos de decidir se queremos ser bons samaritanos ou meros espetadores indiferentes.” Este momento exige que escolhamos a compaixão em vez da indiferença, a ação em vez da inação. A dignidade que reconhecemos nos outros afirma a nossa própria dignidade. Agora é o momento de assumir a nossa responsabilidade para com os mais vulneráveis e exigir que os governos revertam estas decisões prejudiciais.”

Texto original em inglês, disponível aqui.

Foto de capa: projeto de irrigação de água no Malawi. Crédito: CIDSE

Últimas notícias…