Reforço de parcerias e estratégia em equipa: a Diretora-Executiva da FEC na Guiné-Bissau
A Diretora-Executiva da FEC, Ana Patrícia Fonseca, realizou recentemente uma visita à Guiné-Bissau, onde teve oportunidade de participar em diversas reuniões institucionais e de acompanhamento dos projetos da FEC no país. Durante esta missão, encontrou-se com diferentes entidades e fortaleceu as relações institucionais da FEC com parceiros estratégicos. A par disso, foi também apresentada a todos os parcerios a nova Representante de País da FEC na Guiné-Bissau, Rita Pais.
Encontro com o Ministro da Educação Nacional
No dia 17 de fevereiro, Dia do Professor Guineense, a Diretora-Executiva da FEC e a Representante da FEC na Guiné-Bissau foram recebidas pelo Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Herry Mané. Este encontro teve como objetivo apresentar a Diretora-Executiva e renovar o compromisso da FEC com o fortalecimento do sistema educativo guineense. O Ministro expressou o seu reconhecimento pelo trabalho da FEC e manifestou interesse em continuar a colaboração nas diversas áreas da educação.
Reunião com o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau
A FEC reuniu-se também com o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau para apresentar a nova Representante no País e a Diretora-Executiva. Durante o encontro, foi destacada a importância da Cooperação Portuguesa como um parceiro fundamental da FEC, especialmente nos projetos de género, cultura e educação. Ambas as partes reforçaram o compromisso de manter um trabalho conjunto próximo e eficaz em benefício da população guineense.
Acompanhamento de Projetos
No âmbito do projeto Mindjoria pa Mindjer, i Mindjor tudu Djintis, decorreu, no dia 18 de fevereiro, uma reunião entre a FEC, a Rede Ajuda, parceiro de implementação do projeto, e o Camões, I.P., financiador. O encontro teve como propósito fazer um ponto de situação do projeto e reforçar a parceria entre as instituições envolvidas.
No caso do projeto Jovens Leitores, a Diretora-Executiva da FEC, juntamente com a Representante de País, a Gestora de Projeto e a Representante do Camões, Ângela Pedroso, visitaram as instalações da REPI (Rede de Educadores e Pedagogia Inclusiva). Durante a visita, foram apresentados materiais pedagógicos desenvolvidos no âmbito da formação de educadores, uma das atividades já implementadas pelo projeto. A reunião permitiu uma partilha de experiências e expectativas sobre o trabalho conjunto. Pela REPI, estiveram presentes Filipe Có, Secretário-Geral, e outros membros da direção da organização.
No âmbito do Projeto Nô Ruma no Kasa, a Ana Patrícia Fonseca e Rita Pais visitaram o Jardim Escola e da Casa de Acolhimento Bambaran (CAB) e reuniram-se com a Caritas Guiné-Bissau, promotora do projeto. O encontro teve como objetivo avaliar o progresso das atividades do projeto e fortalecer a colaboração entre as entidades envolvidas. Esta parceria, construída ao longo de vários anos, continua a fortalecer-se com o empenho na proteção das crianças acolhidas pela CAB, promovendo o seu bem-estar nas áreas da educação, apoio familiar e saúde.
Por fim, no projeto PESIDE, as representantes da FEC estiveram reunidas com o Inspetor-Geral Mamadu Banjai, da Inspeção Geral de Educação (IGE), e com o DGEPASE (Direção Geral de Estudos, Planificação e Avaliação do Sistema Educativo), entidades envolvidas no projeto. Assistaram ainda ao fim de uma formação em estatística que estava a decorrer.
Reflexão sobre o Novo Ciclo Estratégico
A equipa da FEC na Guiné-Bissau aproveitou a visita da Diretora-Executiva para refletir sobre o novo ciclo estratégico da organização. Este momento de partilha interna permitiu consolidar aprendizagens, avaliar desafios e projetar os próximos passos para continuar a missão da FEC no país.
Últimas notícias…

Importância dos dados estatísticos na educação reforçada em Bijagós, na Guiné-Bissau
Um planeamento educativo eficaz exige informação com qualidade e precisão, salientou-se no passado dia 15 de março, durante um workshop que reuniu diretores regionais de educação, estatísticos e outros profissionais de educação da Sub-região de Bijagós, na...

Abertas pré-inscrições para Workshops de Exploração Literária na Guiné-Bissau
O projeto Jovens Leitores convida estudantes, professores, animadores culturais e apaixonados por literatura a participarem nos Workshops de Exploração Literária, na Guiné-Bissau! Estes workshops oferecem ferramentas inovadoras para dinamizar a leitura junto dos...