Oficinas de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação

25 Fev, 2019

Os pais e encarregados de educação das crianças que frequentam os Jardins de Infância do Niassa, Moçambique, mostram ainda algumas dificuldades em considerar a educação pré-escolar como uma etapa imprescindível da vida da criança, vendo-a muitas vezes como apenas um meio para alcançar resultados positivos na Escola Primária.

“Levo o meu filho à Escolinha para aprender a ler e socializar com outras crianças para quando for à escola não ter dificuldade” – disse a mãe de uma das crianças, num dos Jardins de Infância integrado no projeto Othukumana – Juntos II.

Uma vez que os monitores desenvolvem agora atividades que privilegiam o brincar como forma de aprendizagem é necessário que os pais também percebem a sua importância e pertinência na infância. Uma vez que, valorizando apenas as competências relacionadas com a leitura e escrita, questionam os objetivos pedagógicos dos monitores.

Para isto, desenvolveu-se, no Jardim Infantil “Casa do Sorriso”, num dos bairros da cidade de Lichinga, a primeira Oficina de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação, no dia 16 de fevereiro de 2019, que contou com 45 participantes.

Com o lema “O que fizeste hoje na Escolinha?! – Brinquei!” foi abordada a Importância da Brincadeira na Infância, os objetivos da Educação Pré-Escolar e o trabalho desenvolvido no Jardim de Infância no âmbito das competências relacionadas com a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, desconstruindo a ideia de escrita e leitura no Jardim de Infância.

Existiu ainda espaço para esclarecer a importância do trabalho entre Escola-Família e o papel de referência que ambos têm ao longo do desenvolvimento das crianças.

Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Othukumana II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.

Últimas notícias…

Nota de pesar pelo falecimento de Eugénio José da Cruz Fonseca

Nota de pesar pelo falecimento de Eugénio José da Cruz Fonseca

Nota de pesar pelo falecimento de Eugénio José da Cruz Fonseca Foi com profunda tristeza que a FEC recebeu a notícia do falecimento de Eugénio Fonseca, nosso querido parceiro e amigo. Ao longo dos anos, cruzámo-nos em diversos espaços de encontro, reflexão e trabalho...

read more