Mudar Pelo Planeta
Cuidar das Pessoas

Change for the Planet, Care for the People

Este é o blog de todos os que se juntam à Campanha “Mudar pelo Planeta, Cuidar das Pessoas”, numa grande Caminhada de Mudança e Conversão Ecológica, inspirada na Encíclica Laudato Si’ – sobre o Cuidado da Casa Comum,  que tem o seu início em janeiro e culmina em maio de 2017, com a visita do Papa Francisco a Fátima. É construído com todas as pequenas e inspiradoras histórias de mudança protagonizadas ao longo destes meses pelos que se juntam nesta jornada de sensibilização e mobilização, mostrando que é possível transformar o mundo em que vivemos, para que seja uma Casa Comum onde todos têm lugar e pela qual todos somos responsáveis. Como percurso comum, temos Guião “Caminhada pela Mudança”.

A Caminhada pela Mudança integra o projeto Juntos pela Mudança – Ação conjunta por estilos de vida sustentáveis, uma iniciativa da Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade e CIDSE (rede de agências católicas para o desenvolvimento de 17 países da Europa e América do Norte), com o apoio do Instituto Camões.

Change4Planet, Care4People

This is the blog of everyone who joins the “Change for the Planet, Care for the People” Campaign, in a great Walk of Change and Ecological Conversion, inspired by the Encyclical Laudato Si – on the Care of the Common Homme, which has its beginning in January and culminates in May 2017, with the visit of Pope Francis to Fatima, Portugal. It is built with all the small and inspiring stories of change carried out over the course of these months by those who join this journey of sensitization and mobilization, showing that it is possible to transform the world we live in, so that it is a Common Homme where everyone takes place and through which we are all responsible. As a common path, we have “Walk for Change” Guide.

The Walk for Change is part of the Juntos pela Mudança project – joint action for sustainable lifestyles, an initiative of the Faith and Cooperation Foundation (FEC), in partnership with the Casa Velha Association – Ecology and Spirituality and CIDSE (a network of Catholic agencies for Development of 17 countries in Europe and North America), with the support of the Camões Institute.

Notícias de Mudança
ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

Rede Cuidar da Casa Comum

Rede Cuidar da Casa Comum

No próximo dia 23 de janeiro, será apresentada em Fátima a recém-criada Rede Cuidar da Casa Comum, que tem como objetivo levar a Encíclica Laudato Si’ à prática, promovendo nas comunidades cristãs e nos respetivos espaços (paróquias, escolas, obras e movimentos) uma efetiva conversão ecológica.
Enquadramento (+)

Não queremos que 2017 seja mais um ano.
O Mundo, o nosso Planeta Terra, a nossa Casa Comum precisa de MAIS.

A nossa Casa Comum precisa de mudanças nos estilos de vida, precisa de um processo de mudança.
Precisa de ti, precisa de nós e de uma Vida Nova.

UMA CAMINHADA DE MUDANÇA. Comum.

Inspirada na Encíclica Laudato Si’ – sobre o Cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco.
E preparando a sua chegada a Portugal em Maio 2017.

Muitas coisas devem reajustar o próprio rumo, mas antes de tudo é a humanidade que precisa de mudar. Falta a consciência duma origem comum, duma recíproca pertença e dum futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida. Surge, assim, um grande desafio cultural, espiritual e educativo que implicará longos processos de regeneração. (Papa Francisco, Encíclica Laudato Si’)

Partimos numa viagem de mudança de vários passos – Conhecer, Cuidar, Integrar, Mudar, Dialogar, Contagiar,
trabalhando e protagonizando ações concretas em diferentes áreas de intervenção
Energia, Água, Alimentação, Transportes, Espaços Públicos
como podes ver no Guião pela Mudança.
E ainda percorrendo quilómetros de bicicleta por esta causa comum: o cuidado da nossa Casa.

Esta caminhada é uma jornada de sensibilização e mobilização,
mostrando que é possível transformar o mundo em que vivemos,
para que seja uma Casa Comum onde todos têm lugar
e pela qual todos somos responsáveis.

A Caminhada pela Mudança foi pensada para tod@s,
de todas as religiões e crenças, quem se interesse pelo Cuidado da Casa Comum,
que a todos, sem excepção, diz respeito.

A Caminhada pela Mudança consiste em três momentos, de participação:

  1. Itinerário para a reflexão e conversão ecológicas (individual e/ou comunitária), de Janeiro a Maio 2017, desafiados a cada mês pelo Guião pela Mudança; tempo especial para pensar e transformar o(s) nosso(s) metro(s) quadrado(s), de forma muito simples e prática, inspirado na Encíclica Laudato Si’ – Sobre o Cuidado da Casa Comum. A partir de vários pontos do país e da Europa, serão concretizadas as propostas do Guião da Mudança e serão partilhas histórias através do Facebook da FEC – Fundação Fé e Cooperação e do blog. Junta-te a nós nas redes sociais!
  2. Acampamento Laudato Si’ em ação, encontro de partilha internacional, de três dias na Associação Casa Velha, Ourém, de 9 a 12 Maio; e
  3. Caminhada internacional pela mudança, de Ourém a Fátima, a 12 Maio, ao encontro do Papa Francisco.

Para te inscreveres, no Acampamento e/ou Caminhada,
preenche a ficha de inscrição.

Serão ainda percorridos em diferentes lugares quilómetros de bicicleta por esta causa,
ligando diferentes cidades, culminando em Ourém,
na aldeia de Vale Travesso, a 9 de Maio, no Acampamento internacional – “Laudato Si em Ação”.
Para participares nos “Km pela Mudança”,
inscreve-te aqui.

A Caminhada pela Mudança integra o projeto
Juntos pela Mudança – Ação conjunta por estilos de vida sustentáveis,
uma iniciativa da Fundação Fé e Cooperação (FEC),
em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade
e CIDSE (rede de agências católicas para o desenvolvimento
de 17 países da Europa e América do Norte), com o apoio do Instituto Camões.

Não queremos que 2017 seja mais um ano. Contamos CONVOSCO!

Ficou alguma questão pendente? Espreita as nossas Frequently Asked Questions
e se ainda assim tiveres alguma dúvida, ou apenas uma sugestão,
não deixes de enviar um email para walkforthechange@gmail.com.

Recursos
Perguntas Frequentes
Em que consiste a Caminhada pela Mudança?
A Caminhada pela Mudança consiste em três momentos: (1) Itinerário para a reflexão e conversão ecológicas (individual e comunitária), de Janeiro a Maio 2017, em que cada mês somos desafiados pelo Guião “Caminhada pela Mudança”, tempo especial para pensar e transformar o(s) nosso(s) metro(s) quadrado(s), de forma muito simples e prática, inspirado na Encíclica Laudato Si’ – Sobre o Cuidado da Casa Comum; (2) Acampamento Laudato Si’ em ação, encontro de partilha internacional, de três dias na Associação Casa Velha, Ourém, de 9 a 12 Maio; e (3) Caminhada internacional pela mudança, de Ourém a Fátima, a 12 Maio, ao encontro do Papa Francisco. Podes ver o vídeo de lançamento  da Caminhada aqui.
Qual é o objetivo da Caminhada pela Mudança?
Esta caminhada é uma jornada de sensibilização e mobilização, mostrando que é possível transformar o mundo em que vivemos, para que seja uma Casa Comum onde todos têm lugar e pela qual todos somos responsáveis.
A quem se dirige esta Caminhada pela Mudança?
A Caminhada pela Mudança foi pensada para tod@s. Tem como base a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, é dirigida a qualquer pessoa que se interesse pelos temas, que a todos, sem excepção, dizem respeito.
Quem está a organizar a Caminhada pela Mudança?
A Caminhada pela Mudança integra o projeto Juntos pela Mudança – Ação conjunta por estilos de vida sustentáveis, uma iniciativa da Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade e CIDSE (rede de agências católicas para o desenvolvimento de 17 países da Europa e América do Norte), com o apoio do Instituto Camões.
Como posso participar na Caminhada pela Mudança? Em que consiste o Itinerário de Janeiro a Maio?
Podes participar em um ou vários dos três momentos que a constituem (Itinerário, Acampamento e Caminhada). O Guião da Mudança propõe um itinerário comum de quatro meses, para a reflexão e conversão ecológicas, através de desafios individuais e comunitários. Podes participar dando vida a alguma das propostas a nível pessoal e nas tuas “comunidades” – família, trabalho, escola, catequeses, paróquias, movimentos, etc. A partir de vários pontos do país e da Europa, também serão partilhadas histórias através do facebook e do blogue.
Que países vão estar representados, a caminhar juntos, pela mudança?
Várias grupos foram já mostrando vontade e desejo de caminhar (e acampar!) juntos, pela mudança de estilos de vida: Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Suíça,…
Onde posso acompanhar a Caminhada pela Mudança?
Podes acompanhar e fazer parte através do blog e  do facebook da FEC. Segue-nos e partilha nas tuas redes sociais esta aventura, usando os hashtags sugeridos para partilhar e acompanhar até nos encontrarmos tod@s, dos vários países, no acampamento Laudato Si’, de 9 a 12 Maio e terminar com a Caminhada Internacional ao encontro do Papa Francisco, em Fátima.
Tenho de ser cristão para poder fazer esta Caminhada pela Mudança (Itinerário, Acampamento e Caminhada)?
Não. É um projecto amigo de todas as religiões, crenças e não crenças. Haverá missa, católica, no acampamento mas é opcional e, por isso, está pensada para acontecer em tempos livres sem pôr em causa o programa, que está pensado para todos.
Qual o preço de inscrição para o encontro de 9 a 12 de Maio na Casa Velha? E a Caminhada?

Para os participantes portugueses, o programa completo (9 a 12 de maio) custa 80€*. Se escolheres apenas a Caminhada Internacional, de Ourém a Fátima (dia 12 de maio) são 20€.

*Não admitimos que alguém deixe de participar devido ao preço. Não hesite em contactar a organização através do email: walkforthechange@gmail.com

Em que consiste os “Km pela Mudança”?
Resposta: Serão percorridos em diferentes lugares do país vários quilómetros de bicicleta por esta causa, ligando diferentes cidades e culminando, claro, no grande Acampamento Laudato Si’ em Acção. Mas sozinhos não vamos longe, precisamos da tua ajuda! Para participares nos quilómetros pela causa, inscreve-te aqui.
What is the Walk for Change?
The Walk for Change happens in three moments: (1) Itinerary for ecological think and conversion (personal or communitarian), from January to May 2017, in which we are challenged each month by the “Guião Pela Mudança”, a special time to think and transform our square meter(s), in a very simple and practical way, inspired by the Encyclical Laudato Si – On Care For Our Common Home; (2) Laudato Si ‘in Action Camp, an international sharing meeting, of three days at the Casa Velha Association, at Ourém, from 9 to 12 May; and (3) International (Walk)² for Change, from Ourém to Fatima, on May 12, to meet Pope Francisco. You can see the video of launch of the Walk here.
What is the purpose of the Walk for Change?
This is a journey to raise public awarness and to mobilize each one of us, showing that it is possible to transform the world we live in, so that it is a Common House where everyone has a place and whereby we are all responsible.
To whom the Walk of Change is directed?
The Walk for Change was designed for everyone. It is based on the Laudato Si’ Encyclical, from Pope Francis, is addressed to anyone who is interested in the subjects, which concern, without exception, every human being.
Who is in charge of the Walk for Change?
The Walk for Change is part of the Together for Change – Joint Action for sustainable lifestyles, an initiative of the Faith and Cooperation Foundation (FEC), in partnership with the Casa Velha Association – Ecology and Spirituality and CIDSE, with the support of the Camões Institute.
How can I attend the Walk for Change? What is the Itinerary from January to May?
You can attend one or more of the three moments (Itinerary, Camp and Walk). The Guião Pela Mudança proposes a common four-month itinerary for ecological reflection and conversion through individual and community challenges. You can participate giving life to any of the proposals on a personal level and in your “communities” – family, work, school, catechesis, parishes, movements, etc. From various parts of the country and the Europe, they will be implemented as well as stories that will be shared on facebook and on the blog.
Which countries will be represented, to walk together, for the change?
Several groups have already shown willingness and desire to walk (and camp!) together for changing lifestyles: Portugal, Spain, UK, England, Ireland, Austria, Switzerland, …
Where can I keep up with the Walk for Change?
You can follow and participate through FEC’s blog and facebook. Follow us and share this adventure in your social networks, using the suggested hashtags to share and keep up until we meet everyone from the several countries at the Laudato Si’ Camp from 9 to 12 May and finishing with the International Walk to the Pope Francis meeting, at Fatima.
Do I have to be a Christian to participate at the Walk for Change (Itinerary, Camp and Walk)?
No. It is a project that respects all religions, beliefs and non-beliefs. There will be mass, a catholic one, in the camp but it is optional and, therefore, it is thought to happen in free time without spoiling the program, that is thought for all.
What is the registration fee for the May 9-12 meeting at Casa Velha? And for the International Walk?

The international price, intended for all foreigners, is worth €200*
*We do not allow anyone to demit because of the price. Do not hesitate to contact the organization via email: walkforthechange@gmail.com

What is the “KM For Change”?
Several kilometers of bicycle will be traveled in different places of the country for this cause, connecting different cities and reaching, of course, the great Laudato Si’ in Action Camp. But alone we will not go far, we need your help! Join us in this cause, signing up here.
Acampamento Laudato Si’ em ação
Em que consiste o Acampamento Laudato Si’?
Uma experiência de vida simples, partilhada e sustentável, ao longo de três dias em regime de acampamento. Haverá tempo para Cuidar da Casa Comum com tempo de oração, trabalho na quinta, workshops, festa com a aldeia, partilha de vida e de responsabilidades e ainda de planeamento de próximos passos. O Encontro promete revelar o que foi feito durante a Caminhada pela Mudança pelo mundo fora, o que se anda a fazer em Portugal em várias áreas dos temas em questão e ainda haverá espaço para algumas surpresas, que não vão querer perder. Podes ver o programa preliminar no Guião pela Mudança.
Posso inscrever-me só no Acampamento de 9-12 de Maio, sem ter feito a Caminhada pela Mudança (Itinerário de reflexão e conversão ecológicas, de Janeiro a Maio)?
Sim, terás tempo de conhecer as propostas apresentadas no Guião pela Mudança e dar-lhes vida a partir de maio, partilhando a experiência do Encontro na Casa Velha e a Caminhada até Fátima.
Onde e quando é o Acampamento Laudato Si’?

O acampamento será na Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, Quinta da Casa Velha, Vale Travesso, Ourém, Portugal (GPS:   39.676261, -8.559662).

O acampamento começa dia 9 de Maio às 17h e termina a 13 de Maio às 16h, já em Fátima. Não garantimos estadia em Fátima na noite de 12 para 13, ficaremos acampados onde for possível, provavelmente no lugar que ocuparmos na vigília com o Santo Padre.

Como chegar à Associação Casa Velha, em Ourém para o Acampamento Laudato Si’?

Planeta Terra > Europa > Portugal > Fátima/Ourém > Vale Travesso > Associação Casa Velha

Avião: voo para Lisboa ou Porto.

Haverá um autocarro para a Casa Velha desde o Aeroporto de Lisboa. Saída: dia 9 de Maio às 15h.

Comboio: de Lisboa ou Porto, até Caxarias | https://www.cp.pt/passageiros/pt/

Autocarro: de Lisboa ou Porto,  até Fátima | http://www.rede-expressos.pt/

Carro:  GPS:   39.676261, -8.559662

O que é necessário levar para o Acampamento Laudato Si’?
Material de campismo (tenda, saco de cama, prato, copo, talheres), bom calçado, roupa quente para a noite, impermeável, chapéu, protetor solar…
Como me posso inscrever no Acampamento? E na Caminhada?

Para qualquer uma das hipóteses, as inscrições são aqui.

– Para participar no Acampamento Laudato Si’, de 9 a 12 de Maio, até 15 de Abril

– Para participar na Caminhada Internacional pela Mudança a 12 de Maio, até 30 de Abril

What is the Laudato Si’ in Action Camp?
A simple, shared and sustainable living experience over a three-day camping. There will be time to take care of the Common Home with praying time, work on the farm, workshops, party with the village, life and responsibilities sharing and even planning next steps. The Meeting will reveal what was done during the Walk for Change around the world, what is being done in Portugal the areas we are paying attention and there will still be room for some surprises, which you will not want to lose. You can see the preliminary program in the Guião pela Mudança.
Can I register only at the 9-12 May camp, without having made the Itinerary for ecological think and conversion?
Yes, you will have time to know the proposals presented in the Guião pela Mudança and give them life from May, sharing the experience of the Meeting at Casa Velha and the Walk to Fatima.
Where and when is the Laudato Si’ in Action Camp?
The camp will be at Casa Velha Association – Ecology and Spirituality, in Quinta da Casa Velha, Vale Travesso, Ourém, Portugal. It will start May 9 at 5 pm and it ends May 13, in Fátima already. We do not guarantee a stay in Fátima on the night of 12 to 13, we will camp where it will be possible, probably in the place we will already be occupying after the vigil with the Holy Father.
How to get to the Association Casa Velha, in Ourém to the Laudato Si' in Action Camp?

Planet Earth > Europe > Portugal > Fátima/Ourém > Vale Travesso > Casa Velha Association

Plane: flight to Lisbon or Porto.

There will be a bus from the Lisbon airport to Casa Velha. Departure: May 9 at at 3 pm.
Train: from Lisbon or Porto, to Caxarias | https://www.cp.pt/passageiros/pt/
Bus: from Lisbon or Porto, to Fátima | http://www.rede-expressos.pt/
Car: GPS:   39.676261, -8.559662

What you need to bring to the Laudato Si’ in Action Camp?
Camping equipment (tent, bed bag, dish, glass, cutlery), good footwear, warm clothing for night, raincoat, hat, sunscreen, …
How can I sign up for the Laudato Si’ in Action Camp? And for the International (Walk)² for Change?

For both options, you must sign up here.
– Laudato Si’ in Action Camp, you have until April 15
International (Walk)² for Change on May 12, you have until April 30

Caminhada Internacional pela Mudança
Em que consiste a Caminhada pela Mudança?
Peregrinação desde a Associação Casa Velha, Vale Travesso, Ourém (onde estaremos acampados) até Fátima dia 12 de Maio (sensivelmente 17 km), ao encontro do Papa Francisco. Partida às 12h.
Posso inscrever-me e participar só na Caminhada Internacional pela Mudança, sem ter participado nos momentos anteriores (Itinerário e Acampamento)?
A caminhada é aberta a quem se quiser juntar. Para participar na Caminhada pela Mudança a 12 de Maio, podes inscrever-te aqui até dia 30 de Abril. Depois disso, podes ainda escrever-nos para walkforchange@gmail.com.
O que é necessário levar para a Caminhada?
Bom calçado, roupa quente para a noite, impermeável, chapéu, protetor solar…
What is the International (Walk) for Change?
Pilgrimage from the Casa Velha Association, in Vale Travesso, Ourém (the campsite) to Fatima on 12 May (approximately 17 km), to meet Pope Francisco. Departure at 12h.
Can I register and participate only in the International (Walk) for Change, without having participated in the previous moments (Itinerary and Camp)?
The walk is open to anyone who wants to join. To attend the International (Walk)² for Change on May 12, you can join here until April 30. Afterwards, you can still write to us at walkforchange@gmail.com
What you need to bring to the International (Walk) for Change?
Good footwear, warm clothes for the night, raincoat, hat, sunscreen …

Partilha as tuas histórias e a tua caminhada
walkforthechange@gmail.com