Clima e Agricultura: Obter Soluções das Pessoas para Sistemas Alimentares Sustentáveis
Este foi o mote que reuniu entre 19 e 22 de setembro cerca de 60 participantes em Bruxelas, no workshop temático de agroecologia promovido pela CIDSE. Desenvolver um entendimento comum dos sistemas alimentares sustentáveis e identificar como conseguir esta transição (com um importante enfoque na agroecologia), era o objetivo principal deste encontro. Através de espaços de debate, sistematizaram-se estratégias e lições retiradas de estudos de casos emblemáticos que cobriam as diferentes vertentes essenciais do sistema alimentar (recursos naturais, produção, ligação dos pequenos proprietários aos mercados e consumo sustentável ou governação alimentar orientada para os cidadãos).
Depois de uma contextualização para o tema, feita por Emile Frisson, um dos especialistas do IPES – Food (International Panel of Experts on Sustainable Food Systems) envolvidos no relatório “Da Uniformidade à Diversidade: Uma mudança de paradigma da agricultura industrial para sistemas agroecológicos diversificados” publicado em junho deste ano, foram apresentados sete estudos de casos de projetos de diferentes países e contextos que foram replicados com êxito, salientando o seu potencial de transformação. Isto permitiu a identificação de bloqueios institucionais que constituem obstáculos a uma transição para a agroecologia e para sistemas alimentares sustentáveis, bem como aprender os fatores de sucesso que levaram à adoção de projetos específicos a uma escala mais vasta. A FEC facilitou o grupo de trabalho em língua portuguesam, em torno do estudo de caso brasileiro Centro Sabia- agricultura urbana e peri urbana.
As experiências partilhadas durante o seminário e os resultados da análise dos casos reforçaram a certeza de que a transição está já a acontecer ao nível local e que para que mudanças estruturais aconteçam, é necessário dar-lhes visibilidade de forma a influenciarem políticas. Fica também evidente a importância do processo de evidenciar o papel do consumo, dos estilos de vida e dos cidadãos na formulação, crescimento e transição para sistemas alimentares sustentáveis, processo que está na base da campanha de ação conjunta da CIDSE “Mudar pelo Planeta – Cuidar das Pessoas”.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...

