Parceria para a descentralização e reorganização em missões apoiadas por ESMABAMA

2 Fev, 2017

A Associação ESMABAMA e a FEC avançaram com uma parceria relativa ao projecto “Capacitação das Estruturas de Gestão e Administração das Missões Apoiadas por ESMABAMA no âmbito do Processo de Descentralização e Reorganização”, aproveitando a experiência da FEC na área da capacitação institucional de organizações da sociedade civil, especialmente as de matriz eclesial.

A Associação ESMABAMA nasceu após os Acordos de Paz de 1992, no âmbito da Arquidiocese da Beira, em Moçambique, para dar resposta às necessidades urgentes em termos de educação, saúde e agro-pecuária nas quatro missões religiosas da Estaquinha, Machanga, Barada e Magunde.

O objetivo geral do projeto é o reforço das capacidades operativas das missões de maneira que os membros dos conselhos e a estrutura de gestão no escritório da ESMABAMA melhorem as suas capacidades de gestão, orçamentação e monitorização, aumentando assim a sua autonomia de gestão e a capacidade de prestar contas claras aos níveis local e central. Serão abrangidos 117 membros dos conselhos das missões da direção e funcionários da ESMABAMA na sede e nas missões. Indiretamente, serão abrangidos outros 367 funcionários, 7.000 alunos e mais de 30.000 pacientes dos centros de saúde. O projeto terá a duração de 36 meses e conta com o financiamento das Manos Unidas.

Fotos cedidas por ESMABAMA

Últimas notícias…

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Decorre em Catió, na Guiné-Bissau, até o dia 14 de janeiro, uma missão de estudo na área da Educação. O objetivo é a troca de informações e a partilha de experiências educativas entre as Direções Regionais de Educação de Gabú e de Tombali, que irão analisar a situação...

read more