Parceria para a descentralização e reorganização em missões apoiadas por ESMABAMA

2 Fev, 2017

A Associação ESMABAMA e a FEC avançaram com uma parceria relativa ao projecto “Capacitação das Estruturas de Gestão e Administração das Missões Apoiadas por ESMABAMA no âmbito do Processo de Descentralização e Reorganização”, aproveitando a experiência da FEC na área da capacitação institucional de organizações da sociedade civil, especialmente as de matriz eclesial.

A Associação ESMABAMA nasceu após os Acordos de Paz de 1992, no âmbito da Arquidiocese da Beira, em Moçambique, para dar resposta às necessidades urgentes em termos de educação, saúde e agro-pecuária nas quatro missões religiosas da Estaquinha, Machanga, Barada e Magunde.

O objetivo geral do projeto é o reforço das capacidades operativas das missões de maneira que os membros dos conselhos e a estrutura de gestão no escritório da ESMABAMA melhorem as suas capacidades de gestão, orçamentação e monitorização, aumentando assim a sua autonomia de gestão e a capacidade de prestar contas claras aos níveis local e central. Serão abrangidos 117 membros dos conselhos das missões da direção e funcionários da ESMABAMA na sede e nas missões. Indiretamente, serão abrangidos outros 367 funcionários, 7.000 alunos e mais de 30.000 pacientes dos centros de saúde. O projeto terá a duração de 36 meses e conta com o financiamento das Manos Unidas.

Fotos cedidas por ESMABAMA

Últimas notícias…