A mensagem de Fátima na Rússia
A mensagem de Fátima na Rússia
Este Luso Fonias é dedicado à ligação entre a mensagem de Fátima e a história da Rússia. Há 100 anos, em 1917, deram-se as Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos de Fátima e foi também a Revolução Comunista na Rússia. As repercussões destes dois acontecimentos cruzaram-se várias vezes na história do século XX, com a queda do comunismo a ser uma das profecias de Fátima registadas pela Irmã Lúcia. Neste programa contamos com o testemunho do historiador e jornalista José Milhazes, que viveu quase 40 anos na Rússia e publicou recentemente o livro “A Mensagem de Fátima na Rússia”.
Na opinião do P. Tony Neves – ‘Vida Consagrada’ em Fátima
“Estou em Fátima, o altar do mundo, terra que espera os pés de um peregrino especial: o Papa Francisco, que virá celebrar os cem anos das Aparições. Ele – como já disse – só vem mesmo a Fátima porque quer fazer uma peregrinação, apenas, e dar mais visibilidade à mensagem que Nossa Senhora deixou a Lúcia, Jacinta e Francisco: a paz virá pelo caminho da oração, da conversão e da esperança.
Está a decorrer a XXXII Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada que reúne largas centenas de Religiosas e Religiosos. O tema prometia rasgo e atraiu. De 25 a 28 de Fevereiro, quase todos os caminhos da Vida Consagrada iam dar ao Centro Paulo VI. Sucederam-se conferências, debates e celebrações, tudo seguindo o tema ‘Consagrados ao serviço da vida’. As reflexões apontaram para o sentido da vida, o clamor dos pobres e da justiça, a espiritualidade, a defesa da vida, o sonho da reconciliação e da paz. Foram temas aprofundados por especialistas que ajudaram um imenso auditório a olhar para a vida com outros olhos e outra profundidade de campo. Também houve lugar para testemunhos intensos de quem toca a vida pelas pontas, assumindo situações de extrema fragilidade, como quantos fazem pastoral penitenciária ou têm filhos portadores de deficiência.
A Vida Consagrada, na diversidade rica de carismas e missões, também subiu ao palco destes debates. ‘Todas e todos ao serviço da vida’ pode ser o slogan que saiu vencedor destas jornadas. Mas também houve lugar a uma reflexão sobre a mensagem de Fátima ao serviço da vida, sem nunca esquecer os desafios deste Centenário das Aparições e a honra e responsabilidade que acompanham a opção do Papa Francisco nos visitar em Maio.
Fátima apela ao compromisso pela Paz e pela Missão. Como desafiava o P. Tolentino Mendonça, temos de deixar o papel de geógrafos (preocupados em olhar livros e mapas) e ser exploradores, alpinistas ou marinheiros que experimentam a viagem da vida. Há que trocar as pantufas pelas sandálias e partir à aventura. A Mensagem de Fátima é um apelo constante à conversão de vida, para que o nosso coração bata ao ritmo do coração de Deus. E a Paz será o prémio deste caminho percorrido, desprendido, com Deus e como Ele quiser.
O Papa Francisco, na Europa, tem feito viagens ‘cirúrgicas’. Visitou o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa; visitou Lampedusa e Lesbos. Vem agora a Fátima. Visitas pastorais a chamar a sua atenção de pastor para alegrias e angústias do grande rebanho que é a Europa, às vezes muito defensora da dignidade e dos direitos humanos, outras vezes, a espezinha-los.
Diz a Oração do Acto de Consagração a Nossa Senhora de Fátima: ‘Ensina-nos o teu mesmo amor de predilecção pelos pequeninos e pelos pobres, pelos excluídos e sofredores, pelos pecadores e os desorientados. Reúne todos sob a tua protecção’.
Benvindo, Papa Francisco!”