Dia do Planeta Terra
Dia do Planeta Terra
Este Luso Fonias é dedicado ao Planeta Terra, com uma conversa sobre o impacto das alterações climáticas no nosso planeta. Contamos com o testemunho de José Luís Monteiro, biólogo e técnico da Oikos, para nos explicar o impacto que as mudanças no clima e na temperatura do planeta estão a ter no mundo lusófono, e também sobre a esperança que vem de alguns projectos mais amigos do ambiente.
Na opinião do P. Tony Neves – ‘O Pastor e os Pastorinhos’
“Foi há cem anos, naquela pobre e abandonada ‘Cova da Iria’, que Nossa Senhora veio dizer a três crianças que a paz resulta de vidas dignas e dedicadas aos outros. Em tempo de I Grande Guerra Mundial, Maria veio dizer ao mundo que era urgente mudar a vida, pôr o coração a bater ao ritmo do coração de Deus, ser mais solidário e fraterno com os pequeninos e os pobres.
Cem anos depois, Roma dá a notícia ao mundo de que a Jacinta e o Francisco são santos reconhecidos pela Igreja. D. Manuel Clemente disse que ‘o reconhecimento do milagre é um grande sinal que Deus nos dá’. O Presidente da República referiu que ‘ a canonização dos pastorinhos é motivo de júbilo para Portugal’. Estes pastorinhos são, na longa história da Igreja, as primeiras crianças a ser canonizadas. É para nós, portugueses, uma honra e uma responsabilidade.
Vem aí o Papa Francisco, depois de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI. Fátima tem lugar cativo nas agendas dos Papas quando há algo de importante a celebrar. Mesmo limitado de saúde e com regras mais claras para a escolha das suas viagens apostólicas, Francisco nem pestanejou diante do convite para participar no centenário.
Cem anos de Fátima e visita do tão mediático e apreciado Papa Francisco são argumentos suficientes para o país estar em ebulição. Nunca se escreveu tanto sobre Fátima. São rodados filmes, feitas reportagens sem conta. A especulação nos preços da hotelaria é escandalosa. A 12 de Maio, todos os caminhos de Portugal irão dar a Fátima. Os media do mundo inteiro terão apontados à Cova da Iria as suas câmaras e microfones. Será um tempo de graça para que a Mensagem de Nossa Senhora possa ecoar nos ouvidos e tocar nos corações de milhões de pessoas por esse mundo além.
Fátima é um local, uma mensagem incontornável. Vemos, ouvimos e lemos e ninguém pode ignorar o impacto de Fátima em Portugal e no mundo. Há quem ame e quem pareça odiar, mas ninguém fica indiferente. A mediatização extraordinária deste evento tem dado voz a pessoas que falam de Fátima com palavras que não seriam esperadas, saídas da boca de quem saem. Parece evidente que Fátima não é um acontecimento de há cem anos, mas uma mensagem que mantém força e actualidade, transformando a vida a muitos peregrinos.
Sim, Fátima é ponto de chegada e de partida de milhões de peregrinos. Ali chegam de carro, autocarro, de bicicleta ou a pé. Uns vão sós, outros em família ou em grupo. Pouco importa. Mas o caminho foi tempo de reflexão e de luta interior. Muitos são os que chegam ao santuário com vontade de mudar a sua vida. O dia seguinte a Fátima pode ser muito diferente daquele dia em que decidiram rumar ao santuário. E esta também é uma imagem de marca das propostas religiosas dos tempos que correm na nossa Europa.
Bem vindo Papa Francisco.”