À Mesa com Angola e Portugal

29 Jun, 2017

De 21 de maio a 2 de junho, a equipa do projeto Mundo à Mesa deslocou-se à Província de Huíla, em Angola, com Patrícia Pedrosa, realizadora encarregue de produzir o filme documental sobre Governança no Sistema Alimentar, a partir de duas histórias, cruzando realidades de Angola e Portugal.

Esta deslocação realizou-se com o apoio da Caritas de Angola, parceira do projeto, e incidiu na região do Lubango (Província da Huíla), município de Kaluquembe, local onde a Plataforma de Desenvolvimento Rural da Caritas, em articulação com outras organizações locais e técnicos municipais da agricultura e ambiente, tem vindo há vários anos a acompanhar diferentes comunidades rurais. Um apoio no sentido da diversificação de culturas e da transformação/armazenamento das colheitas, para fazer frente aos impactos das alterações climáticas. O contraponto português será realizado em setembro, no Baixo Alentejo, zona também afetada pela desertificação e pelos seus impactos.

O filme será acompanhado de um estudo de caso, que analisará os fatores-chave de sustentabilidade e resiliência das comunidades rurais visitadas. A estadia em Angola permitiu acompanhar de perto algumas famílias no seu quotidiano, caminhando até às lavras, observando os trabalhos de preparação de terras ou de colheitas pela manhã, passando pelo regresso a casa, pela preparação do almoço, pela partilha da mesa e, por fim, pela visita ao mercado onde intermediários vendem os seus produtos.

Mais do que descrever e recolher dados (de produção, do agregado familiar, de acesso ou falta de acesso a recursos básicos de produção e comercialização), foi um tempo para perceber as verdadeiras bases da sustentabilidade e da resiliência quando, aparentemente, tudo parece faltar (água, infraestruturas, energia, conhecimento técnico): a família, a entreajuda, o sentido de pertença e de cuidado com a comunidade, a proximidade dos técnicos locais. No fundo, a rede de relações que nos revela uma Mesa profunda de valores, de diálogo e de encontro, tão em falta nos países ditos desenvolvidos.

Mais informações sobre o projeto aqui.

Últimas notícias…