Líderes religiosos e políticos reunidos por uma alimentação adequada para todos

17 Out, 2017

No dia em que o Papa Francisco interveio uma vez mais na FAO em Roma (Organização das nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) apelando a integrar na linguagem da cooperação internacional a categoria do amor, conjugada como gratuidade, igualdade de trato, solidariedade, cultura do dom, fraternidade, misericórdia, como palavras que expressam efetivamente, o conteúdo prático do termo «humanitário», líderes de diferentes confissões religiosas sentaram-se à Mesa com responsáveis políticos em torno do desafio de alcançar uma Alimentação Adequada para todos. “Todos à Mesa por uma Mesa para Todos” foi o mote do jantar tertúlia promovido pela FEC e Comunidade Islâmica de Lisboa, no âmbito do projeto Mundo à Mesa.

Num debate moderado pelo jornalista Joaquim Franco, foi possível e inspirador ir cruzando as motivações de fé para o tema da Alimentação, trazendo o valor ético e espiritual do alimento (a partir da reflexão do P. José Vieira, responsável dos Institutos Religiosos, sobre o pão nosso de cada dia e do valor da partilha, e da mesa para todos a partir do Alcorão, apresentada pelo Sheik Munir) como mesa de base para o delineamento e implementação de políticas, quer ao nível da nova estratégia nacional de combate ao desperdício alimentar (apresentada pelo seu responsável, Eng.º Eduardo Diniz), ao nível das florestas e desenvolvimento rural (com a presença do Secretário de Estado da tutela, Eng.º. Miguel Freitas), alargando o desafio ao nível regional, com o representante da FAO na CPLP, Dr. Francisco Sarmento.

A noite terminou com a leitura de uma declaração conjunta pelo Direito Humano a uma Alimentação Adequada, assinada pelas diferentes confissões religiosas representadas: Aliança Evangélica Portuguesa, Comunidade Católica, Comunidade Islâmica de Lisboa, Buddha Light International Association Portugal, entregue aos responsáveis políticos presentes, reforçando o empenho das diferentes religiões no compromisso de dar vida às políticas e estratégias inclusivas e participativas, assentes nesta que pode ser uma inspiração para todos: Todos à Mesa por uma Mesa para Todos.

Últimas notícias…

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Decorre em Catió, na Guiné-Bissau, até o dia 14 de janeiro, uma missão de estudo na área da Educação. O objetivo é a troca de informações e a partilha de experiências educativas entre as Direções Regionais de Educação de Gabú e de Tombali, que irão analisar a situação...

read more