Dia Mundial da Saúde assinalado na Caritas de Angola

9 Abr, 2018

No dia 6 de Abril de 2018, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, realizou-se em Luanda, nas instalações da Direção Geral da Caritas de Angola, um encontro histórico na mudança de paradigma de saúde em Angola e no processo de cooperação entre as Igrejas e o Ministério da Saúde de Angola (MINSA).

Neste encontro, a FEC – Fundação Fé e Cooperação teve a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido, em parceria com a Caritas de Angola, no Projeto Obrigado Mãe, no domínio da saúde materno-infantil do Programa FORVIDA, apontando a formação dos Recursos Humanos de Saúde (enfermeiros, parteiras, gestores e estudantes de enfermagem) nas províncias de Benguela, Huambo e Bié, como um bom exemplo de articulação entre as várias entidades e com um grande potencial de replicação de boas práticas no futuro.

Entre os principais temas abordados durante o dia, estiveram os desafios do ecumenismo e a organização de um novo quadro de cooperação, que tem como objetivo uma maior articulação dos subsistemas de saúde e que pretende a valorização e mobilização dos cristãos para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Saúde em Angola.

Este encontro surgiu no seguimento de um apelo feito pelo MINSA em novembro/dezembro de 2017, que culminou na criação de um Grupo Técnico de Trabalho e na elaboração de um Memorando de Entendimento, e contou com a presença das autoridades máximas da Igreja Católica, representadas por D. Estanislau Chindecasse, Presidente da Caritas de Angola, e D. Francisco Viti, Presidente da Comissão Episcopal da Sáude, da CEAST e do Ministério da Saúde, Vossa Ex.ª Sílvia Lutucuta, Ministra da Sáude e o Dr. José Manuel da Cunha, Secretário de Estado para a Saúde Pública.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more