Dia Mundial da Saúde assinalado na Caritas de Angola
No dia 6 de Abril de 2018, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, realizou-se em Luanda, nas instalações da Direção Geral da Caritas de Angola, um encontro histórico na mudança de paradigma de saúde em Angola e no processo de cooperação entre as Igrejas e o Ministério da Saúde de Angola (MINSA).
Neste encontro, a FEC – Fundação Fé e Cooperação teve a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido, em parceria com a Caritas de Angola, no Projeto Obrigado Mãe, no domínio da saúde materno-infantil do Programa FORVIDA, apontando a formação dos Recursos Humanos de Saúde (enfermeiros, parteiras, gestores e estudantes de enfermagem) nas províncias de Benguela, Huambo e Bié, como um bom exemplo de articulação entre as várias entidades e com um grande potencial de replicação de boas práticas no futuro.
Entre os principais temas abordados durante o dia, estiveram os desafios do ecumenismo e a organização de um novo quadro de cooperação, que tem como objetivo uma maior articulação dos subsistemas de saúde e que pretende a valorização e mobilização dos cristãos para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Saúde em Angola.
Este encontro surgiu no seguimento de um apelo feito pelo MINSA em novembro/dezembro de 2017, que culminou na criação de um Grupo Técnico de Trabalho e na elaboração de um Memorando de Entendimento, e contou com a presença das autoridades máximas da Igreja Católica, representadas por D. Estanislau Chindecasse, Presidente da Caritas de Angola, e D. Francisco Viti, Presidente da Comissão Episcopal da Sáude, da CEAST e do Ministério da Saúde, Vossa Ex.ª Sílvia Lutucuta, Ministra da Sáude e o Dr. José Manuel da Cunha, Secretário de Estado para a Saúde Pública.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...