XIII Encontro dos Bispos Lusófonos em Cabo Verde

30 Abr, 2018

Entre os dias 27 e 29 de abril de 2018, decorreu na Cidade de Praia, em Cabo Verde, o XIII Encontro de Bispos dos Países Lusófonos (EBPL), que contou com a presença de D. Filomeno Vieira Dias, Arcebispo de Luanda e D. António Jaca, Bispo nomeado de Benguela; Cardeal D. Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e D. Murilo Sebastião Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia; Cardeal D. Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago, D. Ildo Fortes, Bispo de Mindelo, e padres João Augusto Mendes Martins e Edson Bettencourt, respetivamente Vigário Geral e Chanceler da Diocese de Santiago; D. Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá, e D. José Lampra Cá, Bispo auxiliar de Bissau; D. Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo; Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, P. Manuel Barbosa, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa e Dr. Jorge Líbano Monteiro, Presidente da FEC – Fundação Fé e Cooperação; e D. Manuel António dos Santos, Bispo de S. Tomé e Príncipe.

No Comunicado Final deste encontro, onde a FEC esteve presente, os bispos destacaram os seguintes desafios e constatações:

  • A Igreja manteve-se fiel à sua missão profética de procura de caminhos comuns através do diálogo e da afirmação pública das suas convicções, contribuindo para uma sociedade democrática que defenda a dignidade humana, a paz e o bem comum.
  • Há uma denuncia da mentalidade individualista e consumista que contraria perspetivas de futuro para os jovens como a falta de emprego e incentivo a projetos que apoiem de modo criativo a sua integração no mundo empresarial e laboral.
  • Valorização da simplificação da concessão de vistos nalguns países, que facilite a livre circulação de pessoas e bens, esperando que esse processo se possa estender a todos os países lusófonos, promovendo assim uma verdadeira comunidade de pessoas.
  • Constatação da dificuldade das famílias viverem a sua vocação cristã e a sua decisiva importância para a sociedade e para a construção da comunidade cristã
  • Reforço da importância da liberdade de imprensa para a consolidação de uma sociedade plural e democrática
  • Verificam-se significativos aumentos de vocações sacerdotais nas diferentes Igrejas lusófonas, como sinal da sua vitalidade.

No seguimento do último encontro, foram partilhadas as implicações, aprendizagens e ações pastorais da Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco sobre a ecologia e o cuidado pela nossa casa comum, verificando-se uma maior consciência das comunidades pela ecologia integral e a existência de inúmeros projetos em curso. Foi dado o exemplo da Floresta Laudato Si’, uma iniciativa da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.

Um dos principais tempos de reflexão foi dedicado aos jovens – «os Jovens na Igreja: presença efetiva e transformadora», em ligação com o processo de preparação da próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre «os jovens, a fé e o discernimento vocacional», onde foram partilhadas as realidades dos jovens nos diferentes países, salientando as boas práticas pastorais com os jovens, a realização de jornadas mundiais, diocesanas e nacionais de juventude, as iniciativas de voluntariado missionário, campos de férias e movimentos que acompanhem os jovens nas suas realidades quotidianas. Foi reforçada a importância decisiva das famílias para o desenvolvimento dos jovens e a necessidade de potenciar a comunidade cristã como família de famílias.

Ainda relacionado com as Assembleias Gerais do Sínodo dos Bispos, os bispos dos países lusófonos propuseram, unanimemente, que a língua portuguesa, a quinta língua do mundo, falada por 260 milhões de pessoas, fosse utilizada como língua oficial nestas iniciativas.

Numa das sessões, Martin Brockelman Simon, apresentou a realidade e as propostas da Misereor, na luta contra a pobreza em África, na Ásia e América Latina, focando particularmente as problemáticas dos refugiados, migrantes e tráfico de pessoas.

«Os desafios da Igreja à Sociedade» foi o tema da sessão pública que decorreu no salão do centro paroquial Nossa Senhora da Graça e teve D. Manuel Clemente, D. Sérgio Rocha e D. António Jaca como intervenientes.

Nesta sessão, os intervenientes alertaram para a necessidade de uma atitude de reciprocidade da Igreja, sobretudo nas seguintes áreas: o estilo de vida dos jovens cristãos, o cuidado da ecologia e da casa comum, a convivência respeitosa e pacífica entre as pessoas, a defesa intransigente da vida, da dignidade humana e da família, a luta contra a corrupção, o tráfico e a escravatura de pessoas, a ideologia do género, a eutanásia e tudo quanto não dignifica a pessoa e a promoção da presença da mulher na Igreja e na sociedade.

“Estamos nas instâncias de governação, vivemos nos nossos países essas necessidades e quando observamos situações que não correspondem a estes valores não podemos ser indiferentes porque calar-se numa situação de injustiça significa comprometer-se com a injustiça. Um dos males que temos no nosso continente é ficarmos calados, não dizermos nada, não nos comprometermos com a justiça, com o bem comum, com as causas sociais e continuamos sempre a atirar a culpa para os outros”, disse D. António Jaca

O XIV Encontro de Bispos dos Países Lusófonos decorrerá na Guiné-Bissau, de 16 a 19 de janeiro de 2020, cabendo desde já aos Bispos deste país assegurar a presidência do EBPL até à sua realização, em coordenação com a FEC.

VÍDEOS

 

FOTOGRAFIAS

 

Fotografias: D. Ildo Fortes, Bispo do Mindelo

Últimas notícias…

Nota de pesar pelo falecimento de D. Osório Citora Afonso

Nota de pesar pelo falecimento de D. Osório Citora Afonso

Foi com profunda tristeza e consternação que a FEC recebeu a notícia do falecimento de D. Osório Citora Afonso, nosso querido irmão e amigo. Neste momento de dor pela sua partida para a Casa do Pai, expressamos as nossas mais sinceras condolências à sua família, a...

read more
Uma criança não cresce por partes. Cresce com todos!

Uma criança não cresce por partes. Cresce com todos!

De 1 a 13 de junho, o projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé lança uma campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação em Moçambique sobre a importância do Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo. No âmbito da Quinzena da Criança, o projeto dá início,...

read more