Assédio Laboral

5 Mai, 2018

Este Luso Fonias tem como tema o assédio laboral. Este conceito abrange vários tipos de assédio, para além do assédio sexual, que é talvez o mais conhecido. São várias formas de intimidar o trabalhador com pedidos abusivos, controlo excessivo ou situações humilhantes, que trazem malefícios para a saúde de quem é vítima e levam muitas vezes ao desemprego. Contamos com o testemunho de Noémia Carvalho, psicóloga e autora do livro “Assédio Laboral”, para nos explicar quais são as situações a que devemos estar atentos no nosso local de trabalho e o que podemos fazer quando somos vítimas deste tipo de assédio.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Maria, Mãe da Igreja’

“O Papa Francisco instituiu a Festa de Santa Maria, Mãe da Igreja, a celebrar na segunda-feira de Pentecostes.

A Mãe de Jesus está muito presente na vida e na Missão deste Papa latino-americano. Na sua 1ª Exortação Apostólica, ‘A Alegria do Evangelho’, o Papa atribui-lhe cinco números, com o título ‘Maria, a Mãe da Evangelização’. Ali diz que Cristo ‘não quer que caminhemos sem uma Mãe’ (nº285). Mais à frente escreve: ‘Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura. (…). Como uma verdadeira Mãe, caminha connosco, luta connosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus’ (nº286). Por fim, confessa que ‘sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afecto’ (nº288).

Na Encíclica ‘Laudato Si’, o Papa evoca a Rainha de toda a criação: ‘Maria, a Mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido’ (nº241).

Mas Maio rima com Fátima e, neste santuário mariano, o Papa Francisco gritou: ‘Temos Mãe!’. Com um milhão de pessoas, rezou:’Peregrino da paz que neste lugar anuncias, louvo a Cristo, nossa paz e para o mundo peço a concórdia entre todos os povos.(…).Percorreremos assim todas as rotas, seremos peregrinos de todos os caminhos, derrubaremos todos os muros e venceremos todas as fronteiras, saindo em direcção a todas as periferias, aí revelando a justiça e a paz de Deus’. E, um pouco mais tarde, pediu a Maria: ‘Vê as dores da família humana que geme e chora. Faz-nos peregrinos como peregrina foste tu’.

Agora, na 3ª Exortação Apostólica, ‘Alegrai-vos e Exultai’, Francisco apresenta Maria como aquela que ‘viveu como ninguém as Bem-Aventuranças de Jesus(…). É a mais abençoada dos santos entre os santos, aquela que nos mostra o caminho da santidade e nos acompanha.(…). Conversar com ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos’ (nº176).

Maria é um modelo missionário de perfeição. A disponibilidade para servir os mais pobres está presente na sua visita à prima Isabel. O nascimento nas periferias de Belém mostra a sua experiência de vida simples e pobre. A intervenção nas bodas de Caná prova a sua preocupação com a alegria e a festa. O caminho do Calvário e a experiência da ‘Pietà’ são, para o mundo, testemunho de coragem e de amor de Mãe. A presença no Cenáculo, naquela manhã de Pentecostes, torna-a membro qualificado da Igreja desde o primeiro dia!

O Papa Francisco, ao instituir esta nova Festa na Igreja, convida-nos a tomar mais a sério a importância da ternura e da maternidade na vida dos cristãos hoje. É um desafio a que é urgente responder.”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...