Vaticano promove Conferência Internacional sobre Liderança Ecológica

4 Jul, 2018

Nos próximos dias 5 e 6 de julho, o Vaticano vai sediar uma importante conferência internacional dedicada à temática da proteção do meio ambiente. O motivo da conferência é o terceiro aniversário da Laudato Si’, a histórica carta encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da Terra, a nossa casa comum.

Nesta conferência vão discutir-se o dever moral de proteção do ambiente e os eventos dos próximos meses, que pretendem contribuir para essa finalidade. Os participantes deverão apresentar orientações para a defesa e proteção do planeta, bem como abordar alguns eventos internacionais próximos, como a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas – COP24 – e outros eventos como a Global Climate Action Summit.

Este será um espaço para que líderes da Igreja Católica, políticos e outros agentes possam formular estratégias mais claras para atingir melhores resultados e progressos nesta área. Entre os resultados, espera-se uma declaração do Papa Francisco e outras declarações de apoio a metas globais mais ambiciosas no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, energia limpa e justiça climática, a partir de diversas perspetivas.

Josianne Gauthier, Secretária Geral da CIDSE, rede onde a FEC é organização membro, referiu que “a CIDSE sente-se honrada por ser parceira desta conferência sobre uma questão tão importante e oportuna. Nestes três anos, a Laudato Si ‘tem sido uma fonte incrível de força e inspiração para o nosso trabalho. O que queremos ver agora é um compromisso político real com a justiça climática e uma resposta ativa ao apelo do Papa Francisco no que diz respeito ao cuidado da nossa casa comum. A CIDSE está a trabalhar com pessoas em todo o mundo para lutar por um clima seguro onde possamos viver e prosperar, e onde o aquecimento global seja limitado a 1,5°C. Guiados pela sua coragem, pedimos aos líderes mundiais que assumam compromissos sérios este ano. Um mundo melhor é possível, mas somente se começarmos a colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar!”
A conferência será transmitida ao vivo no site laudato-si-conference.com, onde está disponível o programa completo, bem como as notas biográficas dos oradores.

Últimas notícias…

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Decorre em Catió, na Guiné-Bissau, até o dia 14 de janeiro, uma missão de estudo na área da Educação. O objetivo é a troca de informações e a partilha de experiências educativas entre as Direções Regionais de Educação de Gabú e de Tombali, que irão analisar a situação...

read more