Workshop de devolução anual do Sistema de Informação e Gestão da Educação em Gabú

3 Ago, 2018

Decorreu no passado dia 2 de agosto, em Gabú, o segundo workshop de devolução anual do Sistema de Informação e Gestão da Educação (SIGE), um software de recolha de dados de educação desenvolvido no âmbito do projeto Firkidja di Skola, na Guiné-Bissau.

Para o Governador Regional de Gabú, “quando dizemos firkidja, estamos a falar de um pilar, quando dizemos firkidja di skola estamos a dizer pilar que segura a escola e nenhum país pode avançar sem ter uma estatística razoável, uma estatística disponível (…). Enquanto isto não estiver disponível o país não avança. O Tiago [gestor do projeto Firkidja di Skola] levou-me um computador e disse-me: Senhor Governador procure uma escola qualquer num desses setores que conhece, uma escola lá de Pitche, e, com dois cliques, a escola estava à minha frente, o edifício, os alunos, os professores…”.

Nesta sessão, que decorreu na Escola Básica Caetano Semedo, foi realizada uma apresentação formal do projeto, que chega ao fim no próximo dia 31 de agosto, e uma apresentação detalhada do SIGE, desde o processo de desenvolvimento até à sua utilização e avaliação finais. Este software permite a recolha de dados escolares, quer relativos às escolas, quer à sua gestão, aos funcionários, docentes e não docentes, e aos alunos, bem como a determinação das coordenadas geográficas das cerca de 230 escolas de Gabú, através da georreferenciação.

Nas palavras do Diretor-geral do Gabinete de Estudos, Planificação e Avaliação do Sistema de Educação (GEPASE), o Eng.º Mamadu Jassi, “este projeto já vem de longe e está a tornar-se uma realidade (…) com o apoio da UE e a colaboração técnica da FEC, e graças também ao empenho das autoridades locais e do Ministério da Educação, conseguimos chegar a bom porto, é fruto de todo um trabalho de toda uma equipa, nas condições que nós conhecemos”.

O Firkidja de Skola é um projeto do Governo Regional de Gabú, implementado com o apoio da FEC e financiado pela União Europeia.

Conheça melhor este projeto aqui.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more