Cerimónia de Encerramento e Abertura do Ano Letivo na Guiné-Bissau
No passado dia 14 de setembro, decorreu, na Escola Básica Hugo Chaves, em Prábis, na Guiné-Bissau, a Cerimónia de Encerramento do Ano Letivo 2017/2018 e Abertura do Ano Letivo 2018/2019, com o lema “Unidos para uma Educação de Inclusiva e de Qualidade”.
A cerimónia, presidida por Sua Excelência, o Sr. Ministro da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desportos da Guiné-Bissau, Dr. Camilo Simões Pereira, contou com a presença de responsáveis máximos e outros colaboradores das várias estruturas orgânicas centrais e regionais do Ministério da Educação, parceiros da Educação, tais como o UNICEF, a FEC e o Banco Mundial, bem como responsáveis sindicais, pais, encarregados de educação e alunos.
Nas palavras do Sr. Ministro da Educação, “o ano letivo que findou foi dos mais produtivos, graças à acalmia verificada, fruto do diálogo permanente com os professores e seus representantes sindicais”. Ainda na sequência do discurso do chefe da tutela, neste “ano letivo 2018/2019 é crucial manter os ganhos do ano anterior” e existem “condições para ambicionar um ano letivo mais performante, mais participado e em que todos os atores do sistema se unam em torno dos sagrados interesses das nossas crianças”.
Os Netos do Bandim e a cantora Tchuma Bari, através do teatro e da música, apelaram à união de esforços no sentido de garantir que as crianças iniciem as aulas aos 6 anos e que completem também, pelo menos, 6 anos de escolaridade, uma Campanha 6-6, lançada há um ano pelo Governo da Guiné-Bissau e pelo UNICEF.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...