FEC inicia nível III da Formação de Formadores de Língua Portuguesa

19 Fev, 2019

“A FEC já nos transformou em pessoas muito diferentes daquelas que éramos antes da formação”, diz Adino da Costa Cardoso acerca do nível III da Formação de Formadores de Língua Portuguesa, iniciada pela FEC no dia 2 de fevereiro, em Bissau e em Bafatá.

Esta formação decorre até dia 17, num total de 42 horas destinadas a 42 formadores, e continua o trabalho iniciado nos níveis I e II. Pretende-se preparar, assim, os formadores para implementarem depois eles mesmos o Curso de Aperfeiçoamento de Língua Portuguesa nível III, junto dos seus alunos.

Têm sido trabalhados conteúdos linguísticos e temáticos de português como língua segunda, bem como pedagogia para o ensino de escrita.

“Espero no final desta formação conseguir ter ferramentas importantes para poder trabalhar incansavelmente e conseguir inverter a tendência de assistir a tantas dificuldades na escrita por parte dos alunos”, refere Pascoal Mingo, outro dos formadores.

“Para além de ser professor, coloco-me também no lugar de formando, porque enquanto dou a formação vou aprendendo. Cheguei até aqui para agora trabalhar com o nível 3 e quero fazer sempre melhor e continuar a aprender, ensinando”, conclui Adino da Costa Cardoso.

O PARSE – Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo na Guiné-Bissau é financiado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela FEC em parceria com o Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desportos.

Últimas notícias…

Formação de Agentes Educativos em Moçambique

Formação de Agentes Educativos em Moçambique

Decorreu, entre 6 e 10 de maio, uma semana de formação pedagógica intensiva para todos os Jardins de Infância da cidade de Lichinga, na província do Niassa, Moçambique - uma capacitação que resulta da parceria entre a Direção Provincial de Género, Criança e Ação...

read more
FEC organiza Olimpíadas da Língua Portuguesa em Bissau

FEC organiza Olimpíadas da Língua Portuguesa em Bissau

No dia 8 de maio, no Centro Cultural Português, em Bissau, teve lugar 1.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma atividade organizada pela FEC e integrada na Semana da Língua e da Cultura na CPLP. Com o objetivo de promover o estudo e a aprendizagem da língua...

read more
Share This