Seminário Internacional promove reflexão sobre Proteção Social da Criança na Guiné-Bissau

2 Jul, 2019

A FEC organizou, nos dias 26 e 27 de junho, o Seminário Internacional “A Proteção Social da Criança: Princípios e Realidades em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique”, no Hotel Azalai, em Bissau.

No primeiro dia decorreu o workshop “Organizações da Sociedade Civil na Proteção Social da Criança – O caso da Guiné-Bissau”, que abordou os vários desafios que se encontram nesta área e onde foi também apresentado o relatório do Mapeamento da Proteção Social da Criança na Guiné-Bissau.

No segundo dia foi a vez do workshop “A Proteção Social da Criança nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, que se focou nos diferentes sistemas de proteção da criança nos PALOP e em Portugal e também nas linhas fundamentais e grandes preocupações internacionais nos Sistemas de Proteção da Criança.

O Seminário representou um espaço de reflexão e partilha de boas práticas e troca de experiências entre países lusófonos na área da Proteção Social da Criança e dos Direitos Humanos. Contou ainda com a visita de uma delegação de Cabo Verde: a segunda parte do intercâmbio internacional iniciado em novembro de 2018.

Esta iniciativa insere-se no projeto Kumpu Tera di Mininesa: Boa Governação para a Proteção Social da Criança, promovido pela FEC em parceria com a Caritas da Guiné-Bissau, a Rede Ajuda e o Ministério da Saúde Pública, Família e Coesão Social e é financiada pela União Europeia e pela Misereor.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more