Parcerias para o Desenvolvimento

17 Set, 2019

As parcerias entre projetos de Cidadania Global, permitem não só fortalecer os mesmos, mas acima de todo contribuir para uma abordagem multidisciplinar dos temas do desenvolvimento que beneficiam os cidadãos em geral.

Tendo por base o estudo “Migrações e Desenvolvimento “, a equipa do projeto “Desafios para a Cidadania Global: As migrações como pilar para a construção de sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas” desenvolver uma exposição , que interliga os ODS aos principais temas das Migrações.

A exposição pode ser visitada na  Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), até ao dia 27 de setembro de 2019.

As migrações têm sido apontadas pela União Europeia como um dos principais motores de desenvolvimento. É através do Diálogo de Alto Nível com as Nações Unidas que se pode fazer avançar a agenda mundial sobre Migração e Desenvolvimento, e promover medidas concretas que tenham um impacto significativo na vida dos migrantes e das suas comunidades.

Para assegurar uma política de migração justa é necessário implementar políticas e instrumentos que respeitem os direitos humanos, a dignidade dos migrantes e os seus direitos fundamentais, qualquer que seja o seu estatuto jurídico. São também necessárias respostas mais coerentes sobre a relação entre alterações climáticas, degradação ambiental, emprego, educação e migração.

Últimas notícias…