Entrega de Certificados aos Educadores e Professores de Jardim Escola Inclusivo na Guiné-Bissau

21 Nov, 2019

No dia 13 de novembro, a FEC juntamente com a Caritas Guiné-Bissau e a Caritas Alemã fizeram a entrega de Certificados aos Educadores e Professores do EB do Jardim Escola Inclusivo da Casa de Acolhimento Bambaram (CAB) na Guiné-Bissau.

Esta formação, que teve a duração de um ano, com a carga horária de 150 horas, decorreu durante o ano letivo de 2018-2019, insere-se no Projeto IN – da Institucionalização à Inclusão: Projeto piloto de uma escola inclusiva, financiado pela Caritas Alemã e implementado pela FEC em parceria com a Caritas da Guiné-Bissau.

Neste primeiro ano, a intervenção focou-se na capacitação da equipa diretiva através de tutorias, na formação pedagógica da equipa de 9 educadores e 5 professores e na construção e apetrechamento de 3 salas do Jardim Escola, tendo como beneficiários um total de 198 crianças, 120 crianças das valências de creche e jardim de infância e 78 alunos do Ensino Básico.

Esta capacitação da equipa do Jardim Escola Inclusivo da CAB priorizou uma abordagem inclusiva no espaço escola e na cultura escolar, onde foram explorados diferentes conteúdos de inclusão e intervenção precoce em diferentes dimensões: direção da escola, equipa pedagógica, equipa técnica e famílias /comunidade.

O Projeto foi prorrogado por mais dois anos de intervenção (2019-2021), e visa contribuir para o aumento da qualidade e o acesso a uma educação inclusiva nos serviços prestados pela CAB, bem como contribuir para que a sociedade guineense seja mais inclusiva através de serviços de qualidade de educação inclusiva.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more