Educação mais inclusiva para melhor cuidar das crianças na Guiné-Bissau

6 Mai, 2020

O Projeto “IN – da institucionalização à inclusão: Projeto-piloto de uma escola inclusiva” encontra-se na segunda fase de implementação. O objetivo do projeto é apoiar o Jardim Escola Inclusivo da Casa de Acolhimento Bambaram, em Bissau, a alavancar-se como referência a nível nacional, dando resposta às necessidades educativas especiais de crianças e alunos. Objetivo este, que se pretende alcançar através do aumento da qualidade e do acesso a uma educação inclusiva nos serviços prestados pela instituição, bem como através da promoção de uma sociedade guineense mais inclusiva.

Nesta segunda fase do Projeto, a intervenção prioriza uma abordagem inclusiva no espaço e na cultura escolar, nomeadamente na formação dos recursos humanos, e em particular da direção da escola, equipa pedagógica, equipa técnica, assim como das famílias e da comunidade, onde são explorados conteúdos de inclusão e intervenção precoce em diferentes dimensões.

Os diferentes formandos reconhecem a mais-valia desta formação para o seu crescimento enquanto profissionais e para as crianças e alunos que têm ao seu cuidado, pois, deste modo, as crianças recebem um melhor serviço de educação e cuidados mais adaptados às suas necessidades.

Adicionalmente, a segunda fase do projeto contempla obras de requalificação, apetrechamento de equipamentos e materiais adequados ao modelo de estabelecimento inclusivo.

Contam-se entre os beneficiários do projeto, com a capacitação das diferentes equipas que intervêm na escola para uma abordagem inclusiva, a Diretora do Jardim Escola, a equipa pedagógica (9 educadores e 5 professores), a equipa técnica (1 psicóloga, 1 assistente social, 1 enfermeiro, 1 fisioterapeuta e 1 nutricionista), que alcançam com o seu trabalho um total de 212 crianças (das quais 121 crianças são da creche e jardim-de-infância e 91 crianças do Ensino Básico).

O Projeto “IN – da institucionalização à inclusão: Projeto-piloto de uma escola inclusiva” é financiado pela Caritas Alemã e implementado pela FEC em parceria com a Caritas da Guiné-Bissau.

Últimas notícias…