FEC na Semana Verde da União Europeia

14 Set, 2020

A Comissão Europeia, no âmbito da Semana Verde Europeia, que decorre entre os dias 19 e 22 de outubro, lançou hoje no seu website um conjunto de iniciativas e eventos de organizações que abordam o tema “Natureza e Biodiversidade”. Iniciativas que vão decorrer, por toda a Europa, entre os dias 14 de setembro e 22 de outubro.

A exposição interativa NOT FOR SALE e o documentário VI(R)AGENS são duas das iniciativas parceiras desta semana. Ações do projeto Juntos Pela Mudança, promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, a Associação Casa Velha e a CIDSE, com o cofinanciamento do Camões, I.P..

A exposição NOT FOR SALE, é uma mostra artística, que se apresenta de forma digital, devido à atual crise pandémica. Um trabalho desenvolvido pela artista Rita RA, que explora plástica e digitalmente materiais como o papel, o vidro e o metal e matérias como a terra, a pedra e a água, convidando-nos ao reconhecimento visceral de tudo o que nos rodeia, numa proposta e diálogo interior para a ação e cuidado exterior.

Que VI(R)AGENS teremos que fazer?“, esta é questão que o documentário VI(R)AGENS suscita. Quando chocamos violentamente com uma realidade adversa, caímos, ficamos atordoados e, ao retomar lentamente o caminho, mudamos de alguma forma de direção… mas podemos não mudar verdadeiramente de sentido. Realizado por Patrícia Pedrosa, o documentário retrata histórias de resiliência e ativismo climático, em Portugal e Moçambique. 

Semana Verde da União Europeia, que este ano decorre entre os dias 19 e 22 de outubro, é apresentada como uma oportunidade de repensar a nossa relação com a natureza, alterar as atividades que estão na origem da perda de biodiversidade e da crise ecológica e ponderar as implicações para a economia e a sociedade. Levará diversos líderes europeus a analisar a forma como as políticas da UE, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu, podem ajudar a proteger e restaurar a natureza, permitindo-lhe recuperar e prosperar, sendo um marco no caminho para a Conferência das Partes (COP) para a Convenção sobre a Diversidade Biológica, prevista para 2021, onde os líderes mundiais adotarão um plano de ação para a biodiversidade por um período de 10 anos – um novo pacto global para as pessoas e a natureza.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more