FEC na Semana Verde da União Europeia

14 Set, 2020

A Comissão Europeia, no âmbito da Semana Verde Europeia, que decorre entre os dias 19 e 22 de outubro, lançou hoje no seu website um conjunto de iniciativas e eventos de organizações que abordam o tema “Natureza e Biodiversidade”. Iniciativas que vão decorrer, por toda a Europa, entre os dias 14 de setembro e 22 de outubro.

A exposição interativa NOT FOR SALE e o documentário VI(R)AGENS são duas das iniciativas parceiras desta semana. Ações do projeto Juntos Pela Mudança, promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, a Associação Casa Velha e a CIDSE, com o cofinanciamento do Camões, I.P..

A exposição NOT FOR SALE, é uma mostra artística, que se apresenta de forma digital, devido à atual crise pandémica. Um trabalho desenvolvido pela artista Rita RA, que explora plástica e digitalmente materiais como o papel, o vidro e o metal e matérias como a terra, a pedra e a água, convidando-nos ao reconhecimento visceral de tudo o que nos rodeia, numa proposta e diálogo interior para a ação e cuidado exterior.

Que VI(R)AGENS teremos que fazer?“, esta é questão que o documentário VI(R)AGENS suscita. Quando chocamos violentamente com uma realidade adversa, caímos, ficamos atordoados e, ao retomar lentamente o caminho, mudamos de alguma forma de direção… mas podemos não mudar verdadeiramente de sentido. Realizado por Patrícia Pedrosa, o documentário retrata histórias de resiliência e ativismo climático, em Portugal e Moçambique. 

Semana Verde da União Europeia, que este ano decorre entre os dias 19 e 22 de outubro, é apresentada como uma oportunidade de repensar a nossa relação com a natureza, alterar as atividades que estão na origem da perda de biodiversidade e da crise ecológica e ponderar as implicações para a economia e a sociedade. Levará diversos líderes europeus a analisar a forma como as políticas da UE, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu, podem ajudar a proteger e restaurar a natureza, permitindo-lhe recuperar e prosperar, sendo um marco no caminho para a Conferência das Partes (COP) para a Convenção sobre a Diversidade Biológica, prevista para 2021, onde os líderes mundiais adotarão um plano de ação para a biodiversidade por um período de 10 anos – um novo pacto global para as pessoas e a natureza.

Últimas notícias…

Oportunidades criadas em tempos de covid

Oportunidades criadas em tempos de covid

A pandemia lançou-nos diversos desafios organizacionais e na implementação dos projectos que desenvolvemos. Obrigou-nos a pensar e definir planos de contingência, a cuidar da relação com parceiros e mesmo com comunidades à distância, a promover uma proximidade...

read more