Projeto EKEVELO arranca os trabalhos no município do Virei
No passado dia 13 de outubro de 2020 a equipa do projeto EKEVELO – Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades no município do Virei deslocou-se ao município do Virei para reuniões de planeamento e início das atividades. Durante a manhã houve oportunidade de reunir com a Administração Municipal do Virei onde foram já definidos alguns pilares essenciais para o início do projeto, como a validação das comunidades beneficiárias, a identificação de um possível local para instalação de uma estação meteorológica, que vai permitir ajudar as autoridades locais na previsão do risco de desastres naturais e a planear melhor questões relacionadas com a agricultura local, bem como o início da constituição da Equipa Multissetorial de Construção de Resiliência Alimentar e Nutricional no Município do Virei, permitindo assim um trabalho articulado e em parceria com a Administração Municipal.
Houve ainda espaço para visitar a comunidade de Cavelocamue, uma das aldeias que irá beneficiar do projeto EKEVELO, onde fomos acompanhados pelo Padre responsável pela Missão do Virei e por elementos da própria Administração Municipal. Nesse breve encontro, reunimos com o Seculo, autoridade tradicional na aldeia, em preparação da mobilização comunitária para dar início aos trabalhos.
Nesta visita ao terreno pudemos constatar as dificuldades que aquela população enfrenta, nomeadamente ao nível dos acessos viários, o escasso acesso à água e, consequentemente, questões de insegurança alimentar. Encontrámos uma população que recebeu muito bem a equipa do Ekevelo, que se mostrou pronta para trabalhar no projeto e adquirir mais conhecimentos, bem como uma colaboração pronta das autoridades locais, valorizando a importância do projeto EKEVELO naquele ponto geográfico do sul de Angola.
O projeto EKEVELO é uma ação integrada no Programa FRESAN, financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Esta notícia foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da FEC e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...

