Documentário VI(R)AGENS premiado no Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela
O documentário VI(R)AGENS realizado por Patrícia Pedrosa, e promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação e a Associação Casa Velha, recebeu o Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa no CineECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Este festival tem por objetivo promover, exibir e premiar obras audiovisuais com foco nas questões ambientais, produzidas em qualquer parte do mundo. O Festival, que decorreu entre 10 e 17 de Outubro de 2020, é o único festival de cinema em Portugal dedicado a esta temática.
O documentário Vi(R)AGENS – Caminhos de Conversão Ecológica retrata histórias de resiliência e ativismo climático, em Portugal e Moçambique. A simplicidade do quotidiano de cada protagonista revela ligações, dependências, viagens e viragens no curso das vidas que aqui vamos conhecendo.
Limitar o aquecimento global a 1.5ºC parece ser impossível, mas o Almerindo, o Sr. Paulino, a Matilde o Pe. João, o Andrade, a Inês e o Manuel representam o (im)possível, revelando o Amor que os mobiliza a agir e a cuidar da Terra e da Comunidade. Juntos fazem do mundo um lugar de Cuidado, permitindo responder à missão assumida pelas Nações Unidas de não deixar ninguém para trás, neste Caminho que percorremos como Humanidade nómada de tenda às costas, onde todos e tudo está ligado. Movidos por esta missão comum, tantos homens, mulheres, comunidades se têm manifestado, virado as suas vidas, empenhado em alternativas concretas que mostram como o impossível se vai tornando possível para a humanidade.
O documentário VI(R)AGENS enquadra-se nas atividades de Advocacia Social no quadro da Agenda 2030 do Projeto Juntos pela Mudança II, implementado pela FEC, em parceira com a Associação Casa Velha e CIDSE, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e Língua, I.P. O projeto visa contribuir para a resiliência às alterações climáticas através da adoção de estilos de vida e estratégias mais justas e sustentáveis a nível local e global.
Veja o documentário aqui.
Últimas notícias…
Formação em saúde infantil reforça competências de cuidadoras, enfermeiras e jovens guineenses
A equipa da Casa de Acolhimento Bambaran, na Guiné-Bissau, participou numa formação em saúde infantil, dinamizada pela Enfermeira Obstetra italiana Selenia Accetulli. A ação ocorreu entre novembro e dezembro, e a participação foi aberta a raparigas com mais de 10 anos...
Webinar: Sistemas de proteção da criança nos PALOP e Timor Leste
No próximo dia 15 de dezembro vai realizar-se um webinar de apresentação do Mapeamento dos Sistemas de Proteção da Criança nos PALOP e Timor Leste. O evento online tem início às 9h de Lisboa e será conduzido por Manuel Branco Mendes, especialista em psicologia e...


