Projeto EKEVELO reúne pela primeira vez com a EMRSA do Município do Virei e promove o 1º Seminário Provincial

25 Dez, 2020

Inserido numa das atividades do projeto EKEVELO – Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades no município do Virei, no passado dia 03 de dezembro de 2020 teve lugar, na sala de reuniões da Direção Municipal da Saúde do Município do Virei, o 1º Encontro da Equipa Multissetorial de Resiliência e Segurança Alimentar do Município do Virei (EMRSA). A constituição e dinamização desta equipa é um dos objetivos do projeto, tendo como principal preocupação garantir o acompanhamento e a participação das instituições locais naquilo que são as atividades desenvolvidas pelo mesmo, servindo como meio de auscultação e intervenção participativa, garantindo uma boa articulação entre todos os atores locais. Esta equipa é composta por técnicos das várias repartições da Administração Municipal do Virei, dos Serviços Veterinários e da Estação de Desenvolvimento Agrário, Proteção Civil e Bombeiros, Polícia, Autoridades Tradicionais, Igrejas locais e elementos representantes das comunidades beneficiárias do projeto.

Neste primeiro encontro foi apresentado o Projeto EKEVELO a todos os presentes, seguindo-se de uma partilha de experiências e de conhecimento sobre a realidade local, onde se pôde recolher muita informação que ajudará a balizar e direcionar muitas das ações do projeto.

Num outro momento, a 15 de dezembro de 2020, foi promovido o 1º Seminário Provincial com o tema “Dinamização Comunitária e o desafio do trabalho em rede”, utilizando a plataforma ZOOM. A sessão foi aberta pela Sra. Vice Governadora para o Setor Político, Económico e Social da província do Namibe, a Dra. Maísa Tavares, tendo-se dividiu-se a atividade em 2 sessões, uma primeira com a exposição do tema pelo Professor Rogério Roque Amaro, professor associado do ISCTE, Lisboa, e uma segunda sessão com a partilha da experiência da criação e dinamização da Escola de Campo Agropecuária (ECAP) da Montipa, Bibala, pelo Sr. Celestino Cassua, membro desta ECAP.

Estiveram presentes vários dirigentes e técnicos de Instituições Governamentais da Província do Namibe, membros de Instituições de Ensino Superior no Namibe, técnicos de Administrações Municipais da Província, bem como técnicos de Organizações da Sociedade Civil subvencionadas pelo Programa FRESAN.

O projeto EKEVELO é uma ação integrada no Programa FRESAN, financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.

 

Esta notícia foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da FEC e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

Últimas notícias…