Organizações Envolvidas no Projeto CALL Iniciam Processo de Diagnóstico Organizacional
28 Organizações da Sociedade Civil (OSC) envolvidas no Projeto CALL – Comunication and Advocacy Learning Lab iniciaram um processo de diagnóstico organizacional, desenho e acompanhamento de planos estratégicos de comunicação, com o objetivo de reforçar a capacidade de influência de políticas públicas e mobilização dos grupos-alvo das OSC.
A auditoria de comunicação é o primeiro passo em qualquer desenho de uma estratégia ou de um plano de comunicação, sendo, em geral, grandemente subestimada. Por essa mesma razão, as organizações beneficiaram de um diagnóstico, utilizando a metodologia Value Creation Wheel, tendo-se analisado as características e as necessidades das mesmas.
Realizado o diagnóstico, é imperativo que os colaboradores das OSC estejam capacitados para implementar o plano específico produzido para cada uma das organizações. Nesse sentido, foi também dinamizado um curso no dia 8 de fevereiro, denominado: “Plano Estratégico de Comunicação no Contexto de uma Campanha de Interesse Público”, onde os beneficiários aprenderam sobre o desenho de planos estratégicos e de ação e a importância de alinhar a sua comunicação com o seu contexto político, económico, social, tecnológico, legal e ambiental, além do seu contexto interno, como a sua identidade, missão, visão, história, dimensão e âmbito de atuação.
Para garantir o sucesso destes planos estratégicos de comunicação e consequentes campanhas, ao longo dos próximos meses estas organizações poderão usufruir da contínua mentoria das três organizações promotoras do projeto, na implementação dos seus planos de comunicação.
Esta é uma iniciativa do projeto CALL, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Norsensus Mediaforum, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Últimas notícias…
“A nossa vida não pode ser só dívida, dívida, dívida”: a gestão financeira de cooperativas agrícolas
“Planeamento da produção, registo de custos e vendas e controlo de caixa são os principais desafios que se colocam às cooperativas do Giraúl de Cima”, em Angola. As palavras são de Constantino Tchiyaka, contabilista, que está a dinamizar as sessões iniciais da...
267 Portugueses fazem voluntariado missionário
267 portugueses dedicam-se a ações de Voluntariado Missionário em 2024, 106 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em vias de desenvolvimento e 161 desenvolve atividades de voluntariado/missão em Portugal. Um número global mais baixo...