Organizações Envolvidas no Projeto CALL Iniciam Processo de Diagnóstico Organizacional

12 Fev, 2021

28 Organizações da Sociedade Civil (OSC) envolvidas no Projeto CALL – Comunication and Advocacy Learning Lab iniciaram um processo de diagnóstico organizacional, desenho e acompanhamento de planos estratégicos de comunicação, com o objetivo de reforçar a capacidade de influência de políticas públicas e mobilização dos grupos-alvo das OSC.

A auditoria de comunicação é o primeiro passo em qualquer desenho de uma estratégia ou de um plano de comunicação, sendo, em geral, grandemente subestimada. Por essa mesma razão, as organizações beneficiaram de um diagnóstico, utilizando a metodologia Value Creation Wheel, tendo-se analisado as características e as necessidades das mesmas. 

Realizado o diagnóstico, é imperativo que os colaboradores das OSC estejam capacitados para implementar o plano específico produzido para cada uma das organizações. Nesse sentido, foi também dinamizado um curso no dia 8 de fevereiro, denominado: “Plano Estratégico de Comunicação no Contexto de uma Campanha de Interesse Público”, onde os beneficiários aprenderam sobre o desenho de planos estratégicos e de ação e a importância de alinhar a sua comunicação com o seu contexto político, económico, social, tecnológico, legal e ambiental, além do seu contexto interno, como a sua identidade, missão, visão, história, dimensão e âmbito de atuação. 

Para garantir o sucesso destes planos estratégicos de comunicação e consequentes campanhas, ao longo dos próximos meses estas organizações poderão usufruir da contínua mentoria das três organizações promotoras do projeto, na implementação dos seus planos de comunicação.

Esta é uma iniciativa do projeto CALL, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Norsensus Mediaforum, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

Últimas notícias…