Formação em Estratégias de Comunicação para a Mudança Comportamental e Social Dirigida a Organizações da Sociedade Civil
As Organizações da Sociedade Civil (OSC) desempenham um importante papel na transformação social, pela proximidade e mobilização das comunidades e pelo seu contributo para a influência de políticas públicas.
No contexto atual de profunda mudança, as OSC têm dificuldade em acompanhar as tendências nas áreas onde operam (local/regional/nacional/internacional) e usar essa informação na tomada de decisão, limitando a sua capacidade de intervenção enquanto agentes de inclusão, cidadania ativa e de advocacia.
Nesse seguimento, no âmbito do Projeto CALL – Comunication and Advocacy Learning Lab, foi implementado um curso sobre os processos específicos de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a mudança comportamental e social no quadro de ação das diferentes OSC.
Durante os dias 8, 9 e 10 de fevereiro, 29 colaboradores de 22 OSC, aprenderam sobre: desenho e implementação de planos estratégicos de comunicação no contexto de uma campanha de interesse público; campanhas de public affairs/advocacy; agenda política – relações com poderes políticos; agenda mediática – relações com os órgãos de comunicação social; e agenda pública – gestão da comunicação em ambiente digital.
Ao seguir o exemplo concreto da campanha “ACESSO À JUSTIÇA: UM DIREITO, VÁRIAS CONQUISTAS” implementada pela FEC em Angola, os beneficiários do curso, acompanhados por seis formadores, seguiram passo a passo o processo necessário para implementar eficientes estratégias de comunicação para a mudança comportamental e social.
Na avaliação final da formação, os participantes relataram já ter iniciado os seus processos de melhoria da área da comunicação e colocado em prática alguns dos ensinamentos, tendo inclusive um participante declarado: “estamos a refazer o nosso site com base em aprendizagens neste programa e a desenhar, pela primeira vez, o nosso plano estratégico de comunicação”.
Esta é uma iniciativa do projeto CALL, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Norsensus Mediaforum, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

