Formação em Estratégias de Comunicação para a Mudança Comportamental e Social Dirigida a Organizações da Sociedade Civil

13 Fev, 2021

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) desempenham um importante papel na transformação social, pela proximidade e mobilização das comunidades e pelo seu contributo para a influência de políticas públicas.

No contexto atual de profunda mudança, as OSC têm dificuldade em acompanhar as tendências nas áreas onde operam (local/regional/nacional/internacional) e usar essa informação na tomada de decisão, limitando a sua capacidade de intervenção enquanto agentes de inclusão, cidadania ativa e de advocacia.

Nesse seguimento, no âmbito do Projeto CALL – Comunication and Advocacy Learning Lab, foi implementado um curso sobre os processos específicos de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a mudança comportamental e social no quadro de ação das diferentes OSC.

Durante os dias 8, 9 e 10 de fevereiro, 29 colaboradores de 22 OSC, aprenderam sobre: desenho e implementação de planos estratégicos de comunicação no contexto de uma campanha de interesse público; campanhas de public affairs/advocacy; agenda política – relações com poderes políticos; agenda mediática – relações com os órgãos de comunicação social; e agenda pública – gestão da comunicação em ambiente digital.

Ao seguir o exemplo concreto da campanha “ACESSO À JUSTIÇA: UM DIREITO, VÁRIAS CONQUISTAS” implementada pela FEC em Angola, os beneficiários do curso, acompanhados por seis formadores, seguiram passo a passo o processo necessário para implementar eficientes estratégias de comunicação para a mudança comportamental e social. 

Na avaliação final da formação, os participantes relataram já ter iniciado os seus processos de melhoria da área da comunicação e colocado em prática alguns dos ensinamentos, tendo inclusive um participante declarado: “estamos a refazer o nosso site com base em aprendizagens neste programa e a desenhar, pela primeira vez, o nosso plano estratégico de comunicação”.

Esta é uma iniciativa do projeto CALL, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Norsensus Mediaforum, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens, gerido em Portugal  pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto

Últimas notícias…