Distribuição de Sementes no Sul de Angola

23 Fev, 2021

Existem vários fatores que condicionam a segurança alimentar das comunidades do Sul de Angola, nomeadamente as alterações climáticas, o acesso a água, os baixos recursos das comunidades para aquisição de instrumentos agrícolas e sementes, resistentes à seca e adaptadas às condições existentes.  

No âmbito do projeto Emanguluko – Promoção da Resiliência nas Comunidades afetadas pela Seca na Província da Huila, a FEC, a Caritas Angola e a Caritas Arquidiocesana do Lubango têm procurado desenvolver ações que permitam um reforço da segurança alimentar das famílias com quem trabalhamos, seja através da capacitação em práticas agrícolas mais sustentáveis, da promoção das sementes locais (bancos de sementes) ou através da distribuição direta de árvores e sementes.  

Em dezembro, após a preparação dos terrenos das famílias com a ajuda da Caritas Arquidiocesana do Lubango e dos facilitadores comunitários, foi feita uma distribuição de 850kg de sementes de feijão. Nesta ação foram apoiadas 71 famílias, das quais 25 têm como chefe do agregado mulheres.

Estes 25 agregados receberam um maior reforço em termos de quantidade de feijão e variedades, tendo em conta a sua acrescida vulnerabilidade social. Desta forma procurou-se reforçar a segurança alimentar e os meios de sobrevivência destas famílias, na medida em que as sementes contribuíram para o aumento da produção familiar, permitindo o auto-consumo e a venda da produção adicional.  

O projeto Emanguluko – Promoção da Resiliência nas Comunidades afetadas pela Seca na Província da Huila é implementado em parceria com a Caritas de Angola e a Caritas Arquidiocesana do Lubango e financiado pelo Camões I.P e pela Misereor. 

 

Últimas notícias…

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more
Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de...

read more