Somos Moçambique: Formação de Professores na Beira Continua
Durante o mês de fevereiro tiveram início as atividades de Formação Específica em Resiliência para os professores das Escolas Primárias Manga Mascarenhas e Santos Inocentes, na Beira.
Nos dois primeiros Módulos de Formação, sobre o Papel do Professor e resiliência Escolar; e o Risco e Redução de Risco e Desastre na Escola, os professores tiveram oportunidade de debater assuntos relativos à sua prática e ao seu papel enquanto facilitadores de resiliência junto dos seus alunos e famílias, da comunidade e da escola.
“Cada criança do nosso grupo é como as outras crianças – capaz de ser alegre, feliz e sorridente mas com um estilo de vida diferente (…) sabe fazer pequenos negócios como a venda de plásticos, caldos, recargas de telemóveis e gosta de ir à Escola (…) precisa de poder ser igual às outras crianças com mais meios de subsistência (…) poder ter tempo para brincar e estudar para realizar os seus desejos (…) ter uma profissão que possa ajudar a melhorar as condições de vida (…) ter direito a uma vida espiritual”, referiram os professores durante o debate.
O projeto Somos Moçambique é promovido pela FEC, a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, e a VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Mecanismo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique” em Portugal.
Últimas notícias…
Este Natal, há presentes que oferecem futuro: Os Presentes Solidários estão de volta!
A FEC – Fundação Fé e Cooperação lança hoje a edição de 2025 dos Presentes Solidários, uma iniciativa que, desde 2006, convida cada pessoa a oferecer um postal de natal especial: um postal que representa um bem concreto que é entregue a comunidades dos oito países...
COP30 Clima – Mutirão sem rumo, exclui roteiro para abandonar combustíveis fósseis
Um Acordo final é sempre positivo, mas a Conferência da “implementação” termina em Belém sem resposta suficiente à urgência climática e mantém-nos numa trajetória de aquecimento de 2,5 graus em relação à era pré-industrial; roteiros contra desflorestação e para o...

