Somos Moçambique | Formação de Diretores e Subdiretores nas Escolas
No âmbito do projeto Somos Moçambique II, realizou-se no dia 22 de abril a 1ª formação para diretores e subdiretores das escolas que integram a atividade de Formação Específica e em Resiliência Escolar dos Elencos Diretivos das Escolas da ZIP (Zona de Influência Pedagógica) Manga Loforte e 1º de Maio.
A partir da identificação de situações concretas das crianças-alunos os participantes iniciaram um trabalho de reconhecimento e proposta de formas efetivas de ouvir e dar resposta às crianças. Um dos diretores referiu que ouvir as crianças é prestar atenção a todos os seus sinais e manifestações. Por exemplo, na sua escola tinham reparado que as crianças mais novas têm dificuldade em estar atentas e participativas nos horários de início da manhã (6H), por isso tinham mudado os horários colocando os alunos das classes mais avançadas nesses tempos letivos.
Em Moçambique o regresso à escola em tempo de pandemia Covid19 exigiu a redistribuição das turmas em grupos mais pequenos a funcionar em alternância. Alunos, professores e comunidade educativa em geral estão conscientes da importância da reabertura das Escolas e estão empenhados no esforço de aprender e ensinar nesta nova realidade.
O projeto Somos Moçambique é promovido pela FEC, FGS | Fundação Gonçalo da Silveira e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.
Últimas notícias…
Este Natal, há presentes que oferecem futuro: Os Presentes Solidários estão de volta!
A FEC – Fundação Fé e Cooperação lança hoje a edição de 2025 dos Presentes Solidários, uma iniciativa que, desde 2006, convida cada pessoa a oferecer um postal de natal especial: um postal que representa um bem concreto que é entregue a comunidades dos oito países...
COP30 Clima – Mutirão sem rumo, exclui roteiro para abandonar combustíveis fósseis
Um Acordo final é sempre positivo, mas a Conferência da “implementação” termina em Belém sem resposta suficiente à urgência climática e mantém-nos numa trajetória de aquecimento de 2,5 graus em relação à era pré-industrial; roteiros contra desflorestação e para o...

