Moçambique – Capacitação Comités Proteção Criança

16 Set, 2021

Iniciou no mês de Agosto de 2021, uma sequência de formações para os 11 comités comunitários de proteção da criança criados e reativados com o objetivo de criar uma estrutura comunitária para Proteção das Crianças, nas comunidades em que o Projeto Othukumana – Juntos III acompanha Jardins-de-infância e Escolinhas Comunitárias.

A proposta de formação de Comités Comunitários de Proteção da Criança integra o objetivo do Projeto “Direitos da Criança reconhecidos e respeitados pelas Comunidades” e o principal objetivo desta capacitação inicial é permitir que todos os comités funcionem segundo as mesmas orientações. Esta necessidade foi levantada através do diagnóstico realizado no início do ano que permitiu aferir que os objetivos dos comités já criados não estavam bem definidos e, por isso, o trabalho na comunidade não era efetivo.

As formações contam com a participação dos técnicos de ação social dos Serviços Distritais da Mulher e Ação Social (SDMAS), órgão do governo moçambicano que tutela a área da criança ao nível distrital.

Aos Serviços Distritais da Mulher e Ação Social de cada distrito envolvido será entregue material de formação para possível replicação da capacitação com outros comités existentes ou criação de novos comités. Deste material fazem parte os planos de formação, materiais formativos e materiais de dinamização comunitária.

Reativação, criação e capacitação dos Comités Comunitários de Proteção da Criança é uma atividade do projeto Othukumana – Juntos III – Desenvolvimento Integrado da Criança na Província do Niassa, um projeto da Diocese de Lichinga em parceria com a FEC e com o apoio da Misereor e Kindermissionwerk.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more