Projeto EKEVELO instala 2 Estações Agrometeorológicas
Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, o projeto EKEVELO – Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades no município do Virei instalou 2 Estações Agrometeorológicas, uma no município do Virei e outra no município do Tômbwa, na província da Namibe. As instalações foram acompanhadas pelas autoridades locais dos dois municípios, onde os técnicos municipais ligados aos setores da agricultura, infraestruturas e proteção civil e bombeiros foram capacitados para proceder às manutenções periódicas e gestão dos equipamentos, bem como iniciar o processo de publicação de um Boletim Meteorológico mensal ao nível municipal.
Com estes equipamentos, ambos os municípios ficam mais bem preparados para planear as dinâmicas agrícolas do seu território e para prevenir o risco de desastres, uma vez que terão acesso livre aos dados de temperatura, humidade, radiação solar, direção e velocidade dos ventos, entre outros.
O projeto EKEVELO é uma ação integrada no Programa FRESAN, financiado pela União Europeia e co-gerido pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Esta notícia foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da FEC e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.
O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, gerido parcialmente e cofinanciado pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...

