Projeto EKEVELO instala 2 Estações Agrometeorológicas

17 Set, 2021

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, o projeto EKEVELO – Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades no município do Virei instalou 2 Estações Agrometeorológicas, uma no município do Virei e outra no município do Tômbwa, na província da Namibe. As instalações foram acompanhadas pelas autoridades locais dos dois municípios, onde os técnicos municipais ligados aos setores da agricultura, infraestruturas e proteção civil e bombeiros foram capacitados para proceder às manutenções periódicas e gestão dos equipamentos, bem como iniciar o processo de publicação de um Boletim Meteorológico mensal ao nível municipal.

Com estes equipamentos, ambos os municípios ficam mais bem preparados para planear as dinâmicas agrícolas do seu território e para prevenir o risco de desastres, uma vez que terão acesso livre aos dados de temperatura, humidade, radiação solar, direção e velocidade dos ventos, entre outros.

O projeto EKEVELO é uma ação integrada no Programa FRESAN, financiado pela União Europeia e co-gerido pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.

Esta notícia foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da FEC e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, gerido parcialmente e cofinanciado pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more