COP26 – JOVENS PORTUGUESES A CAMINHO DA CIMEIRA DO CLIMA

20 Set, 2021

Já estamos nos preparativos da COP26 (Cimeira do Clima das Nações Unidas), que decorrerá em novembro, em Glasgow, na Escócia. A mobilização de jovens de toda a Europa acontece no âmbito da iniciativa da CIDSEOur Common Journey to COP26”, que está em atividade desde abril com a organização de eventos e encontros online dos jovens que aderiram à iniciativa, entre os quais 8 jovens portugueses.

Durante o verão, um pouco por toda a Europa, realizaram-se ações e workshops de preparação da caminhada até à COP26.

Assim, entre 22 e 28 de agosto de 2021, realizou-se, na Suíça, o Eco Summer Camp, no Lassalle-Institut. O “Eco Summer Camp for Young People, From wild consumption to responsible engagement” juntou 52 jovens de diferentes nacionalidades e com percursos distintos, num tempo de reflexão e debate com oradores peritos nas áreas do desenvolvimento global, da economia para o bem comum e das políticas atuais. A FEC esteve lá, representada pela técnica de projetos e também coordenadora do grupo de voluntários portugueses, Teresa Rebele de Andrade.

O encontro realizou-se num sítio privilegiado pela sua inserção na Natureza, com propostas concretas de passeios guiados pela floresta envolvente, visita à horta biológica da casa, que é lugar de emprego para pessoas com deficiência, e muito mais!

Num ambiente de tranquilidade as refeições – deliciosas e totalmente vegetarianas – eram tomadas em conjunto e, enquanto pelas manhãs os participantes se juntavam para uma meditação guiada, pela noite reuniam-se em torno duma fogueira, conhecendo mais intimamente cada um dos oradores que os acompanharam ao longo da semana.

De regresso a Portugal, no fim-de-semana de 3 a 5 de setembro, o grupo de voluntários da FEC que integra o grupo internacional “Our Common Journey to COP26”, reuniu-se na Casa Velha como mais um marco – desta vez presencial – da caminhada que começaram juntos em abril.

O objetivo do encontro – para além de formarem corpo e de se conhecerem melhor – foi consolidar os conhecimentos sobre as Alterações Climáticas, as suas causas e consequências.

O fim-de-semana foi rico em atividades e propostas, que não esqueceram o contacto direto com a Nossa querida Casa Comum, que todos queremos proteger.

Estas atividades integram o projeto #CoerênciaNaPresidência, uma parceria entre a FEC, o IMVF e a CIDSE, e é financiado pelo Camões, I.P.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more