Projeto Somos Moçambique dá continuidade à formação de Educadores de Infância na Beira

12 Out, 2021

Mais de dois anos e meio após a passagem do Ciclone Idai por Moçambique, o projeto Somos Moçambique II continua o seu apoio na formação e capacitação de profissionais de educação.

Nestes dias está a decorrer a formação dos agentes educativos dos Jardins de Infância, que pretende contribuir para que os formandos sejam capazes de promover um clima relacional positivo com as crianças, apoiando o seu desenvolvimento holístico.

As sessões de formação visam dotar o educador com competências que o tornam um facilitador da Resiliência nas crianças, famílias e na comunidade. Nesta perspetiva, na sessão sobre Ambientes de Aprendizagem os formandos foram convidados a encontrar em si próprios vivências facilitadoras de resiliência e bem-estar emocional, através de dinâmicas lúdicas, capazes de favorecer a autoestima pessoal e coletiva, pois só um educador reconciliado com as suas vivências pode ser facilitador de desenvolvimento e resiliência nas crianças. Em flores e folhas desenhadas e recortadas escreveram as realizações de que se honram e os sonhos que esperam vir a concretizar quando os jardins-de-infância reabrirem.

Na Beira, devido à crise pandémica, os jardins-de-infância têm permanecido encerrados ficando a maioria das crianças sem a possibilidade de beneficiar de ambientes de aprendizagem adequados.

O projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da SilveiraFEC | Fundação Fé e Cooperação VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more