COP26: POUCOS AVANÇOS NAS NEGOCIAÇÕES EM GLASGOW

10 Nov, 2021

A FEC está esta semana a participar na COP26 em representação da Plataforma Portuguesa das ONGD, integrada na Delegação Portuguesa.

A COP26 é a vigésima sexta Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que anualmente junta líderes de mais de 200 países, empresários e organizações da sociedade civil com o objetivo de arranjar soluções globais que limitem o aquecimento global e protejam as pessoas.

Este ano a COP26 realiza se em Glasgow, Escócia, e tem como objetivos principais encontrar formas concretas de limitar o aquecimento global a 1,5°C, terminando com os investimentos a combustíveis fósseis, operacionalizando o mercado de carbono e concretizar o Mecanismo Internacional de Varsóvia que prevê a compensão por perdas e danos aos países menos desenvolvidos, que são os mais afetados pelas alterações climáticas.

Os compromissos assumidos e anunciados nesta COP estão longe da meta necessária para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus e os avanços nas negociações têm sido insuficientes, sobretudo no que diz respeito ao apoio financeiro por parte dos países mais desenvolvidos aos países mais vulneráveis.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more