Advocacy Bootcamp – From Impossible to I’mPOSSIBLE

22 Nov, 2021

As organizações que integram o Projeto CALL – Comunication and Advocacy Learning Lab estiveram reunidas entre os dias 19 e 21 de novembro no Advocacy Bootcamp – From Impossible to I’mPOSSIBLE, para criar uma campanha de comunicação para a mudança. Dada a situação pandémica, a parceria do projeto decidiu associar o curso “From Empowerment to Advocacy for Social Change” ao Bootcamp, de modo a que este pudesse também ser implementado presencialmente. 

Esta formação residencial de três dias na Quinta da Casa Velha, em Ourém, demonstrou a adesão e mobilização de várias ONG que, com o acompanhamento da Escola Superior de Comunicação Social, planearam a implementação de uma campanha conjunta de advocacy com outras ONG, grupos-alvo e atores do setor público e privado, a decorrer nos próximos seis meses.

Sabendo que uma campanha só será tão boa quanto a capacidade dos que a desenvolverem, trabalhou-se um conjunto de competências ao nível da redação para diferentes meios/canais, bem como a capacidade para, a partir de um propósito geral, ser capaz de expressar os seus elementos constitutivos.

Num contexto de interação e participação ativa,  trabalhou-se com os colaboradores das organizações as perícias necessárias à conceção, desenvolvimento e implementação de uma campanha pontual de advocacy. Alguns aspetos que foram desenvolvidos foram: a definição de objetivos; segmentação de públicos; estratégias de “mensagem”; escolha de suportes (canais, meios); construção de peças comunicacionais (notícias para redes sociais, comunicado, statement e/ou position paper). 

O Advocacy Bootcamp revelou-se extremamente importante dada a diversidade da partilha entre as organizações participantes, com vista à conceção e elaboração de uma campanha conjunta de “advocacy” nas suas múltiplas perspetivas. As organizações envolvidas e as suas respetivas áreas de intervenção foram: 

ADDHG – Direitos Humanos, Violência Doméstica e Violência de Género e Igualdade de Género
ASPEA  – Educação Ambiental para a Sustentabilidade 

Casa Velha Padrões de consumo e produção sustentáveis, ação climática

Associação Cabelos Brancos – Educação para o envelhecimento; cidadania e cultura; combate contra o idadismo

Associação Cova do Mar – Direitos Humanos, Direitos dos Animais e Direitos do Ambiente

Dar a MãoPrisões, ex-reclusos e familiares

GAIA Lisboa Justiça ambiental, habitação, justiça climática, soberania alimentar, agroecologia, decrescimento

InPulsar –  Apoio a Crianças e jovens; Apoio à família; Apoio à integração social e comunitária

Associação Pista MágicaEducação e Capacitação para o Voluntariado 

Ser Mais Dar Mais –  Voluntariado; Saúde; Educação; Cidadania; Promoção Social 

Em conjunto, as organizações começaram a criar a campanha que irão desenvolver nos próximos meses denominada, “1 ação por dia, a mudança que faria!”, com o objetivo de ​​promover a alteração de comportamentos individuais, numa lógica de transformação social coletiva, que pode incluir qualquer ação em defesa do ambiente, direitos humanos, direitos dos animais e cultura democrática.

Esta é uma iniciativa do projeto CALL, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Norsensus Mediaforum, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto

Últimas notícias…