LIVRO DE ATAS DO “CONGRESSO INTERNACIONAL ÁFRICA PELA INFÂNCIA – CIAPI”
No âmbito do projeto Tchovar (empurrar) pela educação de infância nos bairros de Maputo, realizou-se um Congresso sobre Educação de Infância, intitulado “Congresso internacional África pela Infância – CIAPI”, nos dias 25 e 27 de maio de 2021. Neste Congresso participaram diferentes academias e organizações da sociedade civil de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe com o intuito de debater as principais dificuldades e oportunidades da educação de infância em diferentes contextos. O livro de Atas deste Congresso reúne um conjunto de artigos e apresentações feitas pelos 13 oradores que retratam as experiências, análises e reflexões sobre a criança e o seu universo. Foram debatidos temas como “Realidades em Educação de Infância“, “Repensar a Infância Hoje“, “Intervenção Educativa e Social na Infância“, “Brincar e o Tempo Para a Infância” e “O Papel do Educador de Infância“.
“Eu sou porque tu és”. Este é o princípio na base da filosofia africana ubuntu. Eu sou, eu existo, na medida em que me relaciono com um “outro.” Para Nelson Mandela, “não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças”. Esse outro, chamado criança, dá a medida de que sociedade, de que comunidade, “sou” no presente e a partir deste “agora” que criança e que sociedade quero ser. (Catarina Lopes, Coordenadora do Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento, FEC)
O Projeto Tchovar é implementado pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, a Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, com o apoio da Mozarte e com o financiamento principal da Fundação Calouste Gulbenkian e cofinanciamento do Camões, I.P.
Faça download do Livro de Atas aqui.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...