Vencedores da 1ª Edição dos Advocacy Awards
Durante a tarde de 23 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, o ‘Advocacy Awards’ premiou pela primeira vez em Portugal ações notáveis de comunicação e advocacy para a transformação social, promovidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Após uma avaliação criteriosa, o júri composto por Conceição Zagalo (GRACE), Isabel Figueiredo (Grupo Renascença), Mariana Pereira (FEC – Fundação Fé e Cooperação) e Tatiana Nunes (Escola Superior de Comunicação Social) escolheram a grande vencedora. A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro que com a sua petição advogaram pela alteração da legislação do trabalho, de modo que o tempo de luto parental fosse alargado de 5 para 20 dias.
Para além da entrega do primeiro prémio, foi também louvado o trabalho das restantes OSC candidatas e de duas Menções Honrosas. A Fundação Gonçalo da Silveira que, com o projeto LigAções, agiu sob as assimetrias do território, num processo colaborativo de influência política com 42 OSC, de diferentes âmbitos de intervenção, do centro do país e da grande Lisboa. A Associação de Defesa Direitos Humanos de Guimarães (ADDHG) com a sua iniciativa “Mais Família”, promoveu o trabalho de intervenção com famílias em risco psicossocial, onde existiam crianças/jovens expostos a fatores de risco, de forma a prevenir a sua institucionalização.
Os premiados continuarão a desenvolver as suas competências para amplificar o seu impacto e voz, com o voucher de participação nos workshops de Escrita Criativa e Phonephotography da influencer Isabel Saldanha.
Durante o evento os presentes puderam visitar a exposição de realidade aumentada “‘From Empowerment to Advocacy for Social Change”, que espelhou a história de mudança de seis OSC participantes no projeto CALL com recurso à tecnologia – ZAPPAR.
A Cerimónia de entrega dos Prémios ‘Advocacy Awards’ realizou-se durante o evento de encerramento do projeto CALL – Advocacy and Communication Learning Lab, implementado pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a organização norueguesa Norsensus MediaForum, com o apoio do Programa Cidadãos Ativos, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Últimas notícias…

Abertas pré-inscrições para Workshops de Exploração Literária na Guiné-Bissau
O projeto Jovens Leitores convida estudantes, professores, animadores culturais e apaixonados por literatura a participarem nos Workshops de Exploração Literária, na Guiné-Bissau! Estes workshops oferecem ferramentas inovadoras para dinamizar a leitura junto dos...

FEC é certificada como Empresa Familiarmente Responsável
Na viragem para 2025, a FEC foi certificada como Empresa Familiarmente Responsável (efr), tornando-se a primeira organização, a nível mundial, a obter esta distinção em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Este reconhecimento reforça o compromisso da Fundação em...