ESIC: Conhecer para avançar a educação guineense
Foi, esta manhã, apresentado o ESIC – Estudo Diagnóstico do Ensino Superior e Investigação Científica: oportunidades e recomendações, financiado pela União Europeia.
Este Estudo, da autoria da FEC – Fundação Fé e Cooperação, carregado de futuro, visa apoiar o Ministério, a Delegação da União Europeia e os parceiros nacionais e internacionais na reflexão sobre o apoio ao Ensino Superior e da Investigação Científica, potenciando o contributo deste nível de ensino para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.
Na sessão foi realizada a apresentação do Estudo, a que se seguiu um momento de debate que contou com a valiosa contribuição dos professores Belmiro Cabrito e Carlos Cardoso, responsáveis pela redação do documento.
Estudar a educação no contexto de um país, exige que se compreenda o seu papel no desenvolvimento, que se reconheça a sua qualidade, quantidade, diversidade e fontes de financiamento, assim como se identifiquem as suas fragilidades, potencialidades, oportunidades e mudanças a fazer, no sentido do desenvolvimento económico e social. Estes foram os pressupostos e o quadro conceptual que enquadrou o desenho, quer dos objetivos, quer da metodologia que foram utilizados no desenvolvimento do ESIC.
Na ocasião, organizada pela FEC, estiveram presentes a Embaixadora da União Europeia Dr.ª Sónia Neto e o Dr. Eugénio N’luta, em representação do Ministério do Ensino Superior e Investigação Científica.
Últimas notícias…

Abertas pré-inscrições para Workshops de Exploração Literária na Guiné-Bissau
O projeto Jovens Leitores convida estudantes, professores, animadores culturais e apaixonados por literatura a participarem nos Workshops de Exploração Literária, na Guiné-Bissau! Estes workshops oferecem ferramentas inovadoras para dinamizar a leitura junto dos...

FEC é certificada como Empresa Familiarmente Responsável
Na viragem para 2025, a FEC foi certificada como Empresa Familiarmente Responsável (efr), tornando-se a primeira organização, a nível mundial, a obter esta distinção em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Este reconhecimento reforça o compromisso da Fundação em...