Despertar o Gosto Pela Leitura em Jardim de Infância de Moçambique
As crianças em idade pré-escolar foram um dos setores da população mais fustigado pelo prolongado encerramento dos estabelecimentos educativos devido à dupla crise provocada pelos ciclone Idai (2019)/Eloise(2021) e pela pandemia Covid 19. Com a reabertura destes estabelecimentos, as necessidades de socialização e comunicação entre crianças e entre crianças e adultos têm sido uma das prioridades pedagógicas nos Jardins-de-infância que integram o Projeto Somos Moçambique II – Componente de Educação de Infância.
Uma das Áreas de Aprendizagem promovidas pelo Projeto Somos Moçambique II – componente de Educação de Infância é o desenvolvimento da linguagem e comunicação oral e escrita. Através de livros ilustrados, conto de histórias, cartazes elaborados pelos educadores e crianças, leitura de imagens de revistas e paredes animadas e diálogos sobre os trabalhos realizados, os educadores têm propiciado momentos de comunicação, criando-se assim condições para o aumento de competências no domínio da linguagem- autoconfiança, no gosto por comunicar, no aumento do vocabulário e da sua utilização em contextos corretos.
Muitos destes momentos são vividos no exterior de modo a promover a continuidade educativa entre todos os espaços do Jardim de infância. Uma das educadoras participantes no Projeto referiu a este propósito: “ É bom usarmos mais o recreio, o ar livre. Aprendi a conhecer melhor as crianças. Tudo o que fazia na sala passei também a fazer no recreio…brinco e conto histórias, faço jogos e dançamos. Elas conversam mais e têm muitas iniciativas de brincadeiras e atividades”.
O Projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.
Últimas notícias…
 
														Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
 
														“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...
 
					 
					
				 
					
				 
					
				 
					
				 
					
				
