Nasceu uma Sala de Estimulação para as crianças da Casa de Acolhimento Bambaran na Guiné-Bissau
A Caritas Guiné-Bissau e a FEC – Fundação Fé e Cooperação, inauguraram, esta quarta-feira, a Sala de Estimulação no Jardim Escola Inclusivo Bambaran, em Bôr.
A Sala de Estimulação Sensorial e Cognitiva do Jardim Escola Inclusivo Bambaran [JEIB] garante, à equipa pedagógica e à equipa de técnicos do JEIB, os recursos necessários para intervir em crianças com Necessidades Educativas Especiais, apoiando-as através de terapia ou sessões de desenvolvimento individual, melhorando assim as suas competências motoras, cognitivas, de socialização e a sua autonomia.
Esta evolução, que permite melhorar a qualidade de vida dos alunos e alargar os seus horizontes, só foi possível graças ao dinheiro angariado através de uma campanha de Crowdfunding lançada, em 2021, no âmbito do projeto IN: Escola Inclusiva.
A boa vontade dos doadores – que resultou em 1400 euros angariados – permitiu a aquisição de materiais de estimulação como uma piscina de bolas, tapetes de fisioterapia, bolas de pilates e também materiais pedagógicos como geoplanos, instrumentos musicais, letras manipuláveis e jogos de encaixe.
“Equipar o JEIB é muito pertinente, porque vai ajudar-nos a trabalhar com as crianças com necessidades educativas especiais, utilizando materiais adequados para dar resposta às necessidades identificadas, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da competência e da capacidade das crianças”, reforçou Fulé Indjai, Diretora do Jardim-Escola Inclusivo Bambaran.
O evento de inauguração da sala de estimulação contou com uma manifestação teatral sobre educação inclusiva, interpretada pelas crianças do próprio Jardim de Infância, e com o lançamento do Hino à Inclusão, composto e interpretado pelo cantautor guineense Binhan Quimor, que incita a que os cidadãos assumam o papel de agentes de inclusão nas suas comunidades.
O IN – Escola Inclusiva: Qualidade da oferta e Sustentabilidade é um projeto financiado pela Caritas Alemã e implementado pela FEC em parceria com a Caritas Guiné-Bissau.
Últimas notícias…
Renovado o comprimisso da FEC na Casa de Acolhimento Bambaran, na Guiné-Bissau
Reafirmámos o nosso compromisso com a Casa de Acolhimento Bambaran (CAB) ao assinarmos o protocolo para a II Fase do Projeto IN: Nô Ruma no Kasa, em parceria com a Caritas Diocesana de Bissau. Esta parceria, construída ao longo de vários anos, continua a fortalecer-se...
Novo Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Migrações e Desenvolvimento
Já está disponível o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Migrações e Desenvolvimento! Para potenciar as interligações positivas entre migrações e desenvolvimento, são fundamentais políticas públicas coerentes e articuladas, entre vários setores e...