Masterclass Sobre a COVID-19 e o seu Impacto na Defesa e Promoção dos Direitos Humanos Realiza-se a 22 de Junho
A FEC | Fundação Fé e Cooperação, a PAR | Respostas Sociais e a Norsensus Mediaforum convidam à participação na Masterclass Covid-19 e Direitos Humanos – sem números mas com histórias | (Aula Inaugural Aberta) a realizar no próximo dia 22 de junho entre as 15h e as 16h30, online (Plataforma Zoom), promovida pelo projeto TiK TaK – Human Rights on Hold.
A pandemia da COVID-19, enquanto crise de saúde pública sem precedentes, tem vindo a revelar e evidenciar desigualdades, afetando desproporcionalmente os grupos mais vulneráveis da população e com impacto a nível social, económico e político. Neste contexto, afigura-se essencial realizar ações de sensibilização, monitorização e advocacy que preconizem uma resposta centrada nos Direitos Humanos, limitando as medidas que os restringem e abordando a vulnerabilidade à violação de direitos de grupos específicos.
Neste sentido, perante o contexto de desafios na identificação e comunicação do impacto das medidas COVID-19 nos Direitos Humanos, no dia 22 de junho, entre as 15h e as 16h30 (Online, na plataforma ZOOM), a FEC | Fundação Fé e Cooperação, em parceria com as organizações PAR – Respostas Sociais e Norsensus Mediaforum, promove uma masterclass (aula inaugural) sobre Direitos Humanos e Gestão de Crises, onde será apresentado ao público o projeto “TikTak – Human Rights on Hold”, cofinanciado pelo EEA Grants Portugal – Programa Cidadão Ativ@s, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Um conjunto de especialistas vai integrar o painel, onde serão aprofundadas questões relacionadas com o impacto das medidas COVID-19 nos Direitos Humanos em Portugal, num contexto pós pandémico, com o objetivo de apresentar uma visão para um melhor entendimento, e consequentemente, uma melhor intervenção na defesa dos Direitos Humanos, com o intuito de unir stakeholders e aumentar a consciencialização sobre o potencial de ação individual e coletiva para uma efetiva proteção dos Direitos Humanos.
Será ainda criado um espaço de discussão conjunta e construtiva, a fim de debater sobre o papel das Organizações da Sociedade Civil e as maiores dificuldades sentidas peças mesmas em garantir os Direitos Humanos num contexto de pandemia.
Painel de oradores convidados:
– Catarina António (FEC) – Gestora do projeto Tik Tak;
– Vinicius Ramos (PAR) – ONG parceira do projeto;
– Pedro Neto – Diretor Executivo Amnistia Internacional;
– Eduardo Pinto da Silva – Chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal;
– Rita Leote* (por confirmar) – Diretora Executiva da Plataforma Portuguesa das ONGD.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do seguinte link: http://mkt.fecongd.org/…/jeUeun4e2RavRDo5dGhebb348cc6e…
O projeto TiK TaK – Human Rights on Hold, é implementado pela FEC | Fundação Fé e Cooperação em parceria com a Par – Respostas Sociais e a Norsensus Mediaforum, e é cofinanciado pelo EEA Grants Portugal – Programa Cidadão Ativ@s, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...