Projeto MA TUNINGI Promove Encontro com Cooperativas Beneficiárias

23 Set, 2022Angola, homepage, Projeto MA TUNINGI

O projeto MA TUNINGI | Agricultura sustentável, Organizações fortalecidas e Comunidades resilientes em Moçâmedes está, desde o início de 2022, em implementação na comunidade do Giraúl de Cima, município do Moçâmedes, província do Namibe, trabalhando diretamente com agregados familiares e organizações de produtores.

Com este projeto, pretende-se aumentar a resiliência desta comunidade face ao contexto das alterações climáticas através da implementação de práticas agrícolas que promovam a sustentabilidade e produtividade do solo, bem como de iniciativas que promovem o fortalecimento das organizações e das redes comerciais de produtores.

No passado dia 22 de julho foi promovido pelo projeto um encontro com os representantes das cooperativas existentes na comunidade beneficiária. Este encontro permitiu traçar o perfil de cada cooperativa, bem como conhecer as infraestruturas existentes na comunidade e as suas necessidades atuais, através da elaboração do Mapa Comunitário de cada uma das cooperativas, concretizado pelos seus membros.

De entre as necessidades apresentadas, destacaram-se a carência de sistemas e material de irrigação, insumos agrícolas e formas de armazenamento e escoamento dos produtos. Para além destas, foi também realçada a necessidade e a importância da capacitação das cooperativas em diferentes áreas, como técnicas agrícolas melhoradas, gestão e comercialização, para que melhor possam desempenhar o seu papel junto dos agregados familiares que as constituem. “Mais importante do que o material que é dado, é a formação e o conhecimento que ficam e que permite que a comunidade cresça no futuro. Por isso queremos que nos tragam formação!”, foi esta ideia transmitida durante a avaliação, por um dos líderes da cooperativa Muhombo, uma das beneficiárias do projeto. É também esta uma das grandes intenções do projeto Ma Tuningi: poder apoiar com a transmissão de conhecimento, para que este fique na comunidade, passe de família para família e contribua para uma comunidade mais capaz, mais resiliente e com mais oportunidades!

O projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliencia e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia e parcialmente gerida pelo Camões, I.P., que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe. 

 

Esta notícia foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da FEC e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

 

O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, gerido parcialmente e cofinanciado pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

Últimas notícias…