Projeto CALL capacita 60 profissionais de 28 organizações da sociedade civil

15 Nov, 2022homepage, Portugal, Projeto CALL

Entre fevereiro de 2020 e maio de 2022, o projeto CALL – Communication and Advocacy Learning Lab reforçou as capacidades de organizações portuguesas da sociedade civil (OSC), nas áreas de comunicação e advocacia, promovendo o seu potencial enquanto agentes ativos de promoção e monitorização de políticas públicas.

 

Numa parceria entre a Escola Superior de Comunicação Social, a organização norueguesa Norsensus e a FEC, o CALL investiu em workshops e ações de capacitação; desenvolveu assessorias técnicas e processos de consultoria em comunicação e advocacy; realizou um bootcamp de desenho de uma campanha conjunta de advocacy, que foi implementada por 10 ONG; e organizou estágios na Noruega.

Neste processo de 28 meses, que conduziu à melhoria da gestão e da qualidade técnica nas áreas de comunicação e advocacy das OSC participantes, o CALL formou 60 profissionais de OSC; envolveu 28 ONG em iniciativas de capacitação; apoiou 28 OSC na realização do diagnóstico das suas necessidades de formação; e apoiou 16 na preparação dos seus planos de ação.

Durante o tempo de implementação do projeto foram ainda realizados 6 vídeos pitch; foi inaugurada uma exposição de realidade aumentada ‘From Empowerment to Advocacy for Social Change’; e lançada a primeira edição do Prémio ‘Advocacy Award’, com o objetivo de reconhecer as boas práticas das ONG na área da comunicação e advocacy. Foram também publicados sete recursos de apoio à comunicação e advocacy dirigidos a OSC.

Como bem retrata a exposição ‘From Empowerment to Advocacy for Social Change’, o CALL tem permitido a todas as ONG envolvidas melhorar a suas práticas nas áreas de comunicação e advocacy e, assim, aumentar o nível de mobilização dos seus públicos e a sua capacidade de influência pública.

Todos os recursos produzidos são de acesso livre e estão disponíveis em https://www.fecongd.org/project/call-communication-and-advocacy-learning-lab  

O projeto CALL foi cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativos, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

Últimas notícias…