XV Encontro dos Bispos Lusófonos: Líderes da Igreja Católica Reunidos em Moçambique

1 Fev, 2023Bispos Lusófonos, Geral, Moçambique

Entre os dias 1 e 5 de fevereiro de 2023, nove bispos dos países de língua oficial portuguesa reúnem-se em Nampula, Moçambique, no XV Encontro de Bispos dos Países Lusófonos, para refletir sobre os desafios de cada Igreja local e o seu papel na promoção da Paz.

O Encontro dos Bispos Lusófonos de 2023, sob o tema “A Igreja e a Construção da Paz” tem como objetivos partilhar a realidade, preocupações e o futuro da Igreja em cada um dos países representados, debater boas práticas pastorais e organizacionais, identificar programas de parceria e cooperação entre as igrejas e ainda analisar a participação da Igreja de cada país na Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa, em agosto de 2023.

Nestes cinco dias, os participantes terão oportunidade de partilhar os desafios e esperanças de cada Igreja, procurando encontrar caminhos e soluções para tornar o Amor e a Paz de Cristo presente nas comunidades.”, refere Jorge Líbano Monteiro, presidente da FEC – Fundação Fé e Cooperação, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa responsável pela organização da iniciativa. “Num momento marcado por conflitos violentos e longos em várias regiões do mundo e pela eclosão de discursos e práticas geradoras de divisões e discórdia, a Igreja coloca-se ao serviço da construção da paz, fundada no respeito pela dignidade de cada pessoa.”, acrescenta.

De Angola, estarão presentes D. José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), e D. Maurício Camuto, Bispo de Caxito. Cabo Verde estará representado pelos Bispos de Santiago, Cardeal Arlindo Furtado, e do Mindelo, D. Ildo Fortes. A representar Moçambique estarão D. Inácio Saure, Bispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, e D. João Nunes, Arcebispo Coadjutor de Maputo. De Portugal estarão presentes D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra e Jorge Líbano Monteiro, presidente da FEC – Fundação Fé e Cooperação. Em representação de São Tomé e Príncipe estará D. António Bengui, Bispo Auxiliar de Luanda e Administrador Apostólico de São Tomé e Príncipe.

Os Encontros de Bispos dos Países Lusófonos são organizados a cada dois anos pela FEC, desde maio de 1996, e têm como objetivo fortalecer a comunhão eclesial e promover a cooperação em prol das comunidades lusófonas.

Últimas notícias…